O Grupo Volkswagen e a thyssenkrupp Steel assinaram um memorando de entendimento (MoU) para uso de aço de baixo carbono nas operações da montadora na Alemanha, que deve vir de uma futura planta operada pela thyssenkrupp Steel. Prevista para entrar em operação em 2027 e com início de entregas no ano seguinte, a operação será alimentada por hidrogênio e eletricidade verde, possibilitando uma pegada de carbono significativamente reduzida na comparação com a produção de aço convencional.
Inicialmente, a planta será operada com gás natural como agente redutor e será gradualmente convertida para o uso de hidrogênio. O produto resultante, o aço bluemint, será certificado de acordo com padrões reconhecidos e poderá alcançar o rótulo LESS de categoria A quando operado com hidrogênio 100% renovável. Essa classificação foi desenvolvida pela Associação Alemã do Aço com o apoio do Ministério Federal de Economia e Ação Climática da Alemanha.
A Volkswagen pode se beneficiar significativamente desse processo para evitar emissões de CO₂, uma vez que de 15% a 20% das emissões de um veículo elétrico são atribuídas ao aço utilizado. Além disso, esse conceito de descarbonização permite a fabricação de todo o portfólio de produtos de acordo com as especificações habituais e com qualidade comprovada. A montadora quer ser neutra em carbono até 2050.
thyssenkrupp Steel quer ser referência para eletromobilidade
O aço é o material básico para a mobilidade e o preferido para a produção de veículos. Em média, são necessários 1.000 quilos de aço por veículo para diversas aplicações. O metal ganha ainda mais destaque no contexto da eletromobilidade, já que mais aço é necessário em veículos elétricos – devido às grandes unidades de bateria – do que em veículos a combustão. Ao combinar expertise em materiais e conhecimento de aplicação, a thyssenkrupp Steel quer se posicionar como um ator-chave no desenvolvimento da eletromobilidade.