A concessionária de automóveis de luxo Osten Group vai investir R$ 4 milhões em pontos de recargas de carros elétricos na cidade de São Paulo. A previsão é instalar seis eletropostos de carregamento rápido até meados de 2025, um deles ainda este ano, além das estações de recarga, totalizando 130 unidades. Desde 2023, a empresa opera na instalação de pontos de carregamento em residências e empreendimentos comerciais e quer crescer agora com a instalação de infraestrutura em shoppings e estacionamentos.
O primeiro eletroposto de carga rápida, com capacidade de 60 kW/h, entrou em operação em maio, na loja da Osten Group na Zona Oeste da capital paulista. Além disso, a Osten Group mantém mais de 40 pontos de carregamento no estado de São Paulo em parceria com a BMW, e que passarão a ser gerenciados pela Revo – Electric Revolution, operação do grupo responsável pela iniciativa de eletrificação.
Entre os serviços que a Revo passou a prestar, estão soluções como o wallbox (carregador de parede), o fast charger e o carregador portátil, que pode ser conectado a qualquer tomada de 220 volts. O plano de expansão inclui parcerias, como a que está em negociação com a Raízen, para a instalação de 20 pontos de carregamento, sendo 10 de 30 kW e 10 de 7,4 kW.
Movimento Osten em linha com o mercado automotivo
A iniciativa de eletrificação é fundamental para o crescimento da frota elétrica no país, movimento que a Osten Group já vem acompanhando com o aumento das vendas de veículos elétricos na Osten Motors, operação de concessionárias do grupo que comercializa as marcas BYD, BMW, Jeep e Land Rover.
O investimento da Osten Group em eletrificação se iniciou há dois anos com a instalação dos pontos de carregamento em parceria com a BMW, os quais passarão por uma atualização para se conectarem à rede 3G e WiFi e terem carregadores inteligentes, que poderão ser identificados por meio de aplicativos.
A implantação dos eletropostos e estações de carga rápida em áreas públicas marca a segunda fase da atuação da Revo. A intenção é estar presente em locais de grande concentração de veículos, como shoppings, grandes supermercados e estacionamentos, e atender consumidores de todas as marcas de veículos elétricos e híbridos. Como estratégia, a empresa quer estabelecer parcerias tanto com empresas do setor de energia, para instalação dos eletropostos, quanto atender empresas e suas frotas corporativas, condomínios empresariais e residenciais, shoppings centers, supermercados e outros empreendimentos varejistas, bem como montadoras e outras redes de concessionárias.