Provedor precisa pensar como marketplace, afirma diretor da Telco Advisors

O mercado brasileiro de banda larga fixa está chegando no seu limite de crescimento. Pesquisas como a TIC Domicílios indicam que 70% dos lares já contam com um serviço do tipo e a porcentagem de 30% restante não é o bastante para uma competição saudável entre os cerca de 21 mil provedores de internet. A […]

Por Redação

em 29 de Novembro de 2024

O mercado brasileiro de banda larga fixa está chegando no seu limite de crescimento. Pesquisas como a TIC Domicílios indicam que 70% dos lares já contam com um serviço do tipo e a porcentagem de 30% restante não é o bastante para uma competição saudável entre os cerca de 21 mil provedores de internet. A questão é saber como continuar crescendo em um mercado onde o ticket médio é de US$ 18,2, consideravelmente baixo para os padrões globais (ainda que represente 7% do salário mínimo, índice maior do que o de países desenvolvidos).

José Felipe Ruppenthal, diretor da Telco Advisors, diz que o segredo para continuar crescendo é mudar de mentalidade e entender que conectividade não é o fim, mas o meio do negócio. O executivo, que palestrou durante o LinkISP 2024, realizado esta semana pela InternetSul em Gramado (RS), deu o exemplo de marketplaces, que utilizam sua infraestrutura para intermediar negócios.

Ele chama isso de estratégia convergente, onde o provedor precisa encontrar novas ofertas que tenham sinergia com seu negócio. A primeira vista, uma operadora virtual (MVNO), seria o caminho mais lógico, mas Ruppenthal explica que não necessariamente esse o foco. A busca não pode ser por conectividade, mas por serviços que melhorem a experiência do consumidor.

O executivo aponta que há a demanda por um agregador de serviços digitais, o super bundling. O consumidor brasileiro gasta por mês, em média, R$ 118 em serviços digitais, R$ 98 em produtos de tecnologia e R$ 102 com banda larga fixa. O provedor pode ser esse super bundling, usando seu relacionamento com o cliente para distribuir serviços e garantir uma faixa, mesmo que pequena, de rendimento.

Essa estratégia convergente, semelhante em conceito com os marketplaces, serve também como uma forma de fidelizar clientes, extrair mais valor dessa relação e diminuir a inadimplência. Dessa forma, o mercado teria capacidade para suportar o crescimento de 40 mil provedores, diz Ruppenthal.

*O jornalista viajou a convite da InternetSul.