A China encontrou o que pode ser a maior mina de ouro da história mundial, segundo a Science Alert, com estimativas de US$ 83 bilhões no mineral. As amostras avaliadas pelos chineses sugerem um alto nível de qualidade do ouro, o que justifica a lucratividade da reserva, localizada em Wangu, na província de Hunan. A descoberta foi anunciada pelo Instituto Geológico Provincial de Hunan (GBHP) à mídia estatal, segundo o portal UOL.
Leia mais
São mais de 330 toneladas de ouro identificadas em uma profundidade de 2 mil metros, de acordo com o South China Morning Post. Ainda segundo estimativas, a reserva pode chegar a até 1,1 mil toneladas, se considerada a profundidade de 3 mil metros.
Para chegar à descoberta, o GBHP usou novas tecnologias de prospecção, como a modelagem geológica 3D. Com essa inovação, foi possível criar representações computacionais detalhadas da geologia local por meio da coleta de amostras e da análise de estruturas geológicas e geoquímicas. Informações da agência de notícias Reuters indicam que o governo chinês têm investido em atividades de exploração mineral na região desde 2020.
Ainda de acordo com a GBHP, mais ouro também foi encontrado durante perfurações em áreas ao redor da nova mina na China, com núcleos de rochas perfurados que mostraram presença de ouro visível. A expectativa é de que existem outros depósitos que podem ser explorados.
Fonte: UOL