A área de serviços da Metso vai fechar 2024 com crescimento e deve responder por 20% do faturamento do aftermarket da empresa no Brasil. Esse segmento de serviços envolve três atividades principais: serviços de campo, reformas e serviços por desempenho (LCS). Com o resultado, a área assume a liderança entre as linhas de produtos e serviços da empresa.
“A área como um todo apresentou um crescimento grande, mas tivemos o destaque para o LCS. De 2020 a 2023, o segmento de serviços de campo foi o destaque. As atividades de reforma têm apresentado uma média de 30% de crescimento nos últimos três anos. Já os serviços de campo devem dobrar de tamanho até 2025”, detalha Patrick Minamizaki, diretor da área.
Foco no serviços premium
Segundo ele, o desempenho atual está alinhado com que a Metso definiu há quatro anos, quando foi realizada a fusão com a Outotec: foco no mercado de serviços premium, acompanhando a característica da marca que sempre ofereceu equipamentos e peças também premium para o mercado de mineração e construção.
Esse perfil de qualidade pautou o foco em serviços mais complexos, de maior envergadura e que envolvem mão de obra especializada. A decisão direcionou a escolha de projetos com menor concorrência – em função da especialização – e de maior margem de lucratividade, segundo Minamizaki.
“A opção pelo premium nos levou a investir ainda mais no treinamento de pessoal, na melhoria de instrumental de campo e segurança na operação”, explica o diretor. As certificações foram acompanhadas também pela aplicação de novas tecnologias, como o uso de suporte remoto de especialistas da área internacional da Metso. A empresa também testa o uso de Inteligência Artificial para aprimorar diagnósticos.
De acordo com ele, o modelo desenhado em 2020 levou a um reposionamento da Metso, que passou a ser vista como preferencial para serviços de maior complexidade e para manutenção de equipamentos que envolvem a troca de peças estruturais, entre outros escopos. É o caso da troca de corpos de moinhos, atividade que exige know how e experiência garantida para movimentar peças que chegam a dezenas de toneladas.
No caso da revitalização de equipamentos, a experiência da empresa faz com que o equipamento seja entregue com as condições mais próximas do original, incluindo peças originais para manter a confiabilidade.
Inovação no DNA
Minamizaki destaca ainda que o DNA de engenharia e inovação da Metso permite o aprimoramento da área de serviços, que sempre tem o apoio de outras divisões para o desenvolvimento de projetos. A conexão com a engenharia é particularmente forte em serviços de paradas programadas. O acesso a projetos e procedimentos internacionais também conta a favor, visto que a empresa tem atuação global.
Como os serviços demandam troca ou substituição de peças, a Metso tem a vantagem de produzir muitos insumos no Brasil ou aproveitar a logística global do grupo para identificar e transportar rapidamente componentes necessários às reformas ou serviços de campo.
O monitoramento da condição de ativos é outro diferencial da empresa, de acordo com o diretor. Ele lembra que a área de serviço consegue informar aos clientes monitorados sobre a necessidade de antecipar manutenção, evitando paradas não programadas.
“Foi o caso de um cliente no Maranhão, cujos equipamentos eram monitorados do Pará. A identificação de uma falha no rolamento do motor evitou um dano maior ao ativo”, finaliza.