92% dos passageiros apontam que principais aeroportos do Brasil são bons ou muito bons

Redação – 16.02.2022 – Os três melhores terminais do País são Confins, Curitiba e Florianópolis, que lideram diferentes categorias  Pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil ligada ao Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra), realizada nos 20 principais aeroportos do Brasil, aponta que 92% dos viajantes classificaram os aeroportos como bons ou muito bons. A Pesquisa Nacional de […]

Por Redação

em 16 de Fevereiro de 2022
Redação – 16.02.2022 – Os três melhores terminais do País são Confins, Curitiba e Florianópolis, que lideram diferentes categorias 

Pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil ligada ao Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra), realizada nos 20 principais aeroportos do Brasil, aponta que 92% dos viajantes classificaram os aeroportos como bons ou muito bons. A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, referente ao 4º trimestre de 2021, coloca os terminais aéreos de Confins (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) – os três concedidos à iniciativa privada – como os mais bem avaliados no País. 

Juntos, os 20 terminais aéreos analisados concentram 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no País. Em uma escala de avaliação que vai de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom), todos receberam pontuação acima de 4, sendo que a média foi de 4,44 quanto à satisfação geral dos usuários. 

A maior média do indicador de satisfação geral de um aeroporto no trimestre foi obtida por Florianópolis: 4,72, sendo o líder entre os terminais aéreos que atendem até 5 milhões de passageiros ano. Na categoria intermediária – entre 5 e 10 milhões de passageiros – a melhor nota foi do aeroporto de Curitiba: 4,64. Confins se destacou entre os terminais que receberam mais de 10 milhões de passageiros/ano, alcançando 4,42 pontos de avaliação. É o segundo trimestre consecutivo que esses três aeroportos lideram em suas categorias. 

Itens que mais agradam 

Na pesquisa de satisfação, os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que incluem processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. Do total de indicadores analisados no levantamento, 16 obtiveram média superior a 4 (bom), meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). 

Os indicadores dos aeroportos do Brasil com as melhores notas foram controle migratório (4,61); processo de inspeção de segurança, controle aduaneiro e limpeza geral do aeroporto (empatados com 4,58); e processo de restituição de bagagens (4,48). 

Internacionais 

Apesar de as viagens ao exterior ainda estarem reduzidas devido à pandemia de covid-19, subiu de cinco para nove o total de aeroportos com voos internacionais avaliados na pesquisa realizada pela SAC/MInfra. Assim, a última edição do levantamento traz a percepção dos usuários quanto à operação internacional nos terminais de Brasília (DF), Confins, Galeão (RJ), Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Guarulhos (SP) e Campinas (SP). 

Os sete primeiros alcançaram a marca de 100% para o percentual de medições com tempo de espera em fila igual ou inferior a 15 minutos na inspeção de segurança do embarque internacional. Guarulhos e Campinas obtiveram índice de 99%. Com exceção de Campinas (96%), todos os demais alcançaram a marca de 100% no check-in internacional, para a espera em fila igual ou inferior a 30 minutos. 

Ainda em recuperação devido aos impactos da pandemia, o setor aéreo atingiu em fevereiro 77% do movimento diário de aeronaves na malha doméstica de 2019 e 53% do movimento diário internacional, segundo dados compilados pela SAC/MInfra. 

Metodologia 

A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário é realizada desde 2013. Sua divulgação é trimestral, mas foi suspensa no segundo trimestre de 2020, em função da pandemia, sendo retomada no terceiro trimestre de 2021. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e o aumento da capacidade e eficiência da infraestrutura dos aeroportos do Brasil. É, portanto, importante referencial para administração dos aeroportos pesquisados. 

A coleta de dados consiste na realização de entrevistas presenciais com passageiros nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados, com atribuição de “notas” para os 17 indicadores considerados. Ao fim do questionário, o usuário avalia ainda sua satisfação geral com o aeroporto. Nesta edição, foram ouvidos 23.122 passageiros entrevistados entre outubro e dezembro de 2021.