Prefeitura catarinense ativa aplicativo de autoatendimento

Da Redação – 19.12.2017 – Distante 200 km de Florianópolis, a pequena Rio do Sul pensa grande e abre canal direto com os cidadãos Segundo a IPM Sistemas, criadora do Atende.Net App, o aplicativo é o primeiro programa completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil. E Rio do Sul estreia o […]

Por Redação

em 20 de Dezembro de 2017

Da Redação – 19.12.2017 –

Distante 200 km de Florianópolis, a pequena Rio do Sul pensa grande e abre canal direto com os cidadãos

Segundo a IPM Sistemas, criadora do Atende.Net App, o aplicativo é o primeiro programa completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil. E Rio do Sul estreia o processo, permitindo que os habitantes da cidade solicitem reparo em ruas e acessem os guias de recolhimento de impostos e outros serviços sem sequer fazer uma ligação. Todos os processos são ativados via celular ou por um computador.

Pela tela do celular é possível ainda agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos e consultar débitos com o município, além de efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras. Quer mais? O aplicativo permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.

“O cidadão quer ser autônomo nas suas ações, e não é mais possível que ele ainda seja obrigado a enfrentar filas ou perder tempo com procedimentos que podem ser resolvidos quase que instantaneamente”, explica José Thomé, prefeito de Rio do Sul. Ele destaca que o programa é de mão dupla e favorece a comunicação, informando os cidadãos sobre assuntos relacionados ao perfil cadastrado, independente de ser pessoa física ou jurídica.

A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão vinculados ao Portal de Autoatendimento, solução também desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.

O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. “Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só”, diz.