CBL aumenta em 74% a capacidade do Terminal de Líquidos em Paranaguá

Redação – 18.06.2024 – Ao todo, a empresa deverá operar cerca de 1,7 bilhões de litros ao ano, enquanto o porto paranaense aumenta em 9% sua capacidade de recebimento O Porto de Paranaguá, no Paraná, iniciou a operação de dez novos tanques para armazenamento de derivados de petróleo, construídos pela Companhia Brasileira de Logística (CBL), […]

Por Redação

em 18 de Junho de 2024
Redação – 18.06.2024 – Ao todo, a empresa deverá operar cerca de 1,7 bilhões de litros ao ano, enquanto o porto paranaense aumenta em 9% sua capacidade de recebimento

O Porto de Paranaguá, no Paraná, iniciou a operação de dez novos tanques para armazenamento de derivados de petróleo, construídos pela Companhia Brasileira de Logística (CBL), terminal de líquidos do Grupo Interalli. A iniciativa aumentou a capacidade estática da empresa em 74,4%, que saiu de 93,7 milhões de litros de armazenagem e deverá chegar a marca de 163,5 milhões de litros de capacidade de armazenamento. Ao todo, a empresa deverá operar cerca de 1,7 bilhões de litros ao ano.

Já a capacidade de recebimento do Porto de Paranaguá passará de 773 milhões de litros, para 840 milhões de litros com a ampliação da CBL, um aumento de 9%. Hoje, o porto é o segundo maior do país na movimentação de líquidos, movimentando cerca de 9,3 bilhões de litros por ano. Com os novos investimentos a expectativa é atingir a marca de 10 Bilhões de litros movimentados por ano.

Estrutura

As operações de importação e exportação da CBL utilizam o píer público de inflamáveis de Paranaguá, em dois berços de atracação e está licenciado para o recebimento de óleo diesel, biodiesel, etanol, metanol, gasolina, nafta, entre outros. Os berços interno e externo permitem a atracação de navios de até 50 mil m³ com LOA de até 190 metros e calado de 11,6 metros.

Todos os tanques construídos para recepção e expedição de líquidos são de formato cilíndrico vertical, com fundo plano, construídos com chapa de aço estrutural ASTM A-36, conforme normas brasileiras para o setor. Os tanques são dotados de sistema de combate a incêndio através de câmaras de espuma e anéis com aspersores para resfriamento automático dos costados. O terminal conta ainda com dois reservatórios de água para combate a incêndio com capacidade de 5.410,00 m³.

A ampliação da CBL foi feita em em área própria e a obra levou 18 meses para ser concluída. Ao todo, foram gerados aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos durante a ampliação e outras 40 novas vagas permanentes

Todos os funcionários do terminal, da área administrativa e operacional, já passaram por cursos de qualificação, treinamento e preparo para atuar neste tipo de atividade.

Capacidade de recebimento e expedição

O terminal conta com duas linhas em aço inox interligadas ao píer público de líquidos do Porto de Paranaguá para recebimento e expedição de produtos dos navios tanques. Essas linhas estão acopladas a três bombas com capacidade nominal de 600 metros cúbicos por hora (m3/h) cada. Assim, é possível realizar operações de carregamento de navios com 1.200 m3/h.

O novo terminal da CBL conta com oito plataformas rodoviárias e quatro rodoferroviárias, com capacidade para receber até 12 caminhões simultaneamente de todos os tamanhos.

Já para o modal ferroviário, o sistema da CBL possibilita operar 32 vagões simultaneamente, sendo o terminal com maior capacidade para movimentação ferroviária no Porto de Paranaguá. O ramal ferroviário conta com 16 pontos de operação que juntos oferecem uma capacidade de recebimento e expedição de 960 metros cúbicos por hora.