Liderança feminina do setor rental viaja à China para intercâmbio tecnológico

Segundo organizadora da expedição, não se trata apenas de uma viagem técnica, mas de uma missão de alta gestão

Por Redação

em 13 de Abril de 2026

Um grupo formado por 30 executivas brasileiras do mercado de locação de máquinas e equipamentos embarcou no último domingo (12/4) para a China em uma missão empresarial que reflete o avanço da liderança feminina no setor. A Expedição China 2026 reunirá fundadoras, CEOs e gestoras de locadoras de diferentes regiões do País em uma agenda de intercâmbio tecnológico na cidade de Changsha, um dos principais polos industriais chineses de equipamentos para construção.

O grupo representa um setor que reúne mais de 30 mil locadoras de equipamentos, que atendem principalmente os segmentos de construção civil, infraestrutura e indústria. Embora não exista um levantamento oficial sobre a presença feminina no mercado rental, a participação de mulheres em funções de liderança vem aumentando gradualmente, acompanhando uma tendência observada também na construção civil – onde cerca de 11% da força de trabalho já é composta por mulheres, segundo dados do IBGE.

“Não é apenas uma viagem técnica, mas uma missão de alta gestão”, afirma Helen Záccaro, fundadora do Gestoras BR, movimento que reúne mulheres líderes do mercado de locação no Brasil e responsável pela organização da expedição em parceria com a fabricante global de plataformas elevatórias Sinoboom. Segundo ela, o grupo reúne executivas responsáveis por decisões estratégicas em suas empresas. “São mulheres que lideram com dados, autoridade e visão estratégica, gerenciando frotas que somam bilhões de reais em ativos. O objetivo é fortalecer essa rede de liderança feminina e ampliar a presença do rental brasileiro no cenário internacional”, diz.

Entre as participantes está Fernanda Espechit, gerente de Inovação da Orguel. Para ela, uma expedição internacional formada exclusivamente por mulheres evidencia o avanço do protagonismo feminino no setor. “A China tem uma cultura milenar, mas também é um dos lugares onde a inovação acontece de forma muito intensa. Estar lá é uma oportunidade de observar, aprender e trazer novos insights”, acredita.

Para Fernanda Espechit, uma expedição internacional formada exclusivamente por mulheres evidencia o avanço do protagonismo feminino no setor (foto:
Orguel/Divulgação).

Mulheres na linha de frente

Ao seu lado, estará Bruna Diniz, coordenadora de vendas da Mecan, unidade fabril da Orguel especializada na produção de andaimes, fôrmas, escoramentos metálicos e componentes metalmecânicos para aplicações industriais. “Nossa expectativa é muito positiva, principalmente para conhecer de perto tecnologias inovadoras e práticas do mercado internacional, além de observar como a liderança feminina atua em um ambiente industrial altamente tecnológico”, afirma.

Na avaliação dela, a presença crescente de mulheres no setor tem sido impulsionada por iniciativas de troca de experiências e desenvolvimento profissional. “Nos últimos anos tenho participado de eventos voltados ao fortalecimento da atuação feminina no mercado. Esses encontros ampliam conexões, incentivam o desenvolvimento profissional e reforçam a presença das mulheres em áreas ligadas à tecnologia e à inovação”, diz Bruna.

Intercâmbio tecnológico no maior mercado de equipamentos do mundo

A programação da missão será realizada na sede da Sinoboom, em Changsha, e inclui visitas técnicas à fábrica da empresa, além de debates sobre tendências globais do mercado rental e inovação industrial. A agenda também terá a primeira edição internacional do Summit Rental Gestoras – China, evento tradicionalmente realizado no Brasil para discutir gestão, tecnologia e liderança no setor.

A iniciativa surgiu após a participação de Susan Xu, CEO global da Sinoboom, em uma edição do Summit no Brasil. Durante o encontro, a executiva chinesa se impressionou com a presença e a atuação das lideranças brasileiras.

Para Helen, a missão também simboliza uma mudança gradual na estrutura do setor. “O rental ainda é majoritariamente masculino, mas a presença dessas executivas em uma missão internacional mostra que o protagonismo feminino começa a ganhar reconhecimento global”, afirma.

    Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Increva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos semanalemnte

    Aceito receber a newsletter por email