Gasmig abre chamada pública para biometano

Gasmig busca empresas que possam oferecer biometano interligado a unidades de produção localizadas em Minas Gerais

Por Redação

em 20 de Outubro de 2026
<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-de-arvores-verdes-da-floresta-com-co2_31481258.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=8df2d21f-126e-4d95-8c3a-8fbf56b0a8c0">Imagem de freepik</a>

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu uma nova Chamada Pública para fornecimento de biometano produzido e disponibilizado em Minas Gerais. Podem participar empresas habilitadas a oferecer biometano interligado a unidades de produção localizadas em Minas Gerais. A iniciativa amplia as alternativas de suprimento da companhia e contribui para o crescimento da oferta de gás renovável no estado.

As propostas devem considerar fornecimento firme e contínuo, sem sazonalidade, em contratos de até 10 anos. As interessadas devem se habilitar previamente, conforme o Regulamento para Contratação de Empresas Ofertantes de Suprimento de Gás para a Gasmig, e atender aos requisitos da Resolução Sede nº 34/2023. As propostas devem ser enviadas até 23 de outubro de 2026, pelo e-mail compradegas@gasmig.com.br.

Chamada de biometano da Gasmig terá diferentes modelos de fornecimento

A chamada contempla três possibilidades:

  1. Corredores rodoviários: entrega em um raio de até 20 km de novos postos que poderão ser implantados pela Gasmig em trechos ainda não atendidos da BR-040 (Belo Horizonte–Paracatu), BR-050 (Uberaba–Araguari), BR-262 (Belo Horizonte–Uberaba) e BR-135 (Belo Horizonte–Montalvânia).
  2. Rede de distribuição: entrega em um raio de até 20 km da rede da Gasmig.
  3. Montes Claros: fornecimento em um raio de até 20 km do município.

Leia mais

Gasmig estipula regras para as propostas

As propostas poderão incluir o custo de transporte rodoviário até pontos próximos à rede da Gasmig na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Sul de Minas e em Montes Claros, além dos novos postos. Nesses casos, o edital estabelece que o transporte seja feito por caminhões movidos a gás veicular.

Os proponentes ainda deverão apresentar o preço do biometano com e sem o atributo verde e poderão indicar eventual desconto relacionado às receitas obtidas com sua comercialização.

Para garantir a segurança e a regularidade do fornecimento, o biometano deverá atender aos requisitos de qualidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ter autorização para produção antes do início das entregas. A Gasmig diz que vai avaliar as propostas de acordo com a capacidade efetiva de fornecimento nos prazos previstos, pelo preço, pela localização da planta, entre outras questões que a companhia achar vantajosa.

    Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Increva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos semanalemnte

    Aceito receber a newsletter por email