Redação – 16.08.2022 – Infraestrutura recebeu investimento de R$ 160 milhões e movimentará mais de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes por ano
A Andali S/A, joint venture formada pelas empresas CHS Agronegócios e BRFértil Fertilizantes, e a Rumo, operadora de ferrovias, inauguraram um terminal ferroviário de transbordo e uma misturadora de fertilizantes em Rio Verde (GO). Com a nova infraestrutura, será possível a movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos até Goiás, por meio da Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) administrada pela concessionária.
Com investimentos de R$ 160 milhões por parte da Andali, o empreendimento amplia a capacidade operacional da empresa na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.
O terminal, responsável pela geração de 1 mil empregos diretos e indiretos, será o principal ponto de movimentação de fertilizantes da Malha Central. A estimativa é que sejam movimentadas mais de 1,5 milhão de toneladas via ferrovia e misturadas mais de 750 mil toneladas do produto por ano para os players da região, entre eles as próprias CHS, que já é parceira da Rumo na movimentação de grãos, e BRFértil Fertilizantes.
A capacidade total de recebimento é de até 3,5 milhões de toneladas por ano, o que garante uma operação eficiente diante de um potencial crescimento do mercado na região.
O acordo entre as empresas prevê que a Andali será responsável pela operacionalização e gestão de toda a infraestrutura do terminal de fertilizantes, já a Rumo responderá pelo transporte dos produtos a partir do Porto de Santos com destino a Rio Verde.
Rota estratégica
O montante investido pela Andali no projeto compreende os armazéns, equipamentos de mistura e descarga, prédios de descarga e limpeza de vagões, desvio ferroviário, prédios industriais complementares e prédios administrativos. A maior parte do recurso foi captado através de uma operação no mercado de capitais, com a emissão de uma série de debêntures e um CRI.
A cidade foi escolhida pela sua posição geográfica estratégica na rota do agronegócio. Rio Verde será o principal polo de escoamento de grãos, insumos e fertilizantes, atendendo toda a região, além de contar com mão de obra especializada.
O local escolhido para a construção do terminal de fertilizantes foi o complexo Rodoferroviário de Rio Verde. Esse terminal oferece complementaridade ao terminal de grãos, também instalado no local, oferecendo uma solução logística mais competitiva para as regiões de influência.
O novo terminal tem vocação para descarga e transbordo ferroviário e contará também com os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, descarga rodoviária e carregamento a granel. Será operado em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte e do terminal.