A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, firmou três contratos de compra de gás natural que terão início a partir do mês de janeiro de 2025, na modalidade firme inflexível (tipo de contrato que não permite a interrupção do fornecimento de um produto ou serviço). As empresas selecionadas foram Brava, Equinor e Galp, após negociações oriundas da chamada pública lançada pela Comgás em junho do ano passado.
O contrato firmado com a Brava será de três anos, com volumes de 150 mil a 450 mil m³/dia, em alinhamento com a curva de sazonalidade dos clientes atendidos pela Comgás. Por meio deste contrato, o mercado de São Paulo poderá usufruir de ofertas com destaque para gás onshore.
O contrato com a Equinor será de dez anos, com volume crescente de 50 mil a 1 milhão m³/dia. Dessa forma, a Comgás capturará volumes do Projeto Raia, uma das principais iniciativas de gás natural no Brasil – o que agrega mais competitividade e segurança ao portfólio da Companhia. Já o contrato com a Galp será de um ano com volume de 150 mil de m³/dia, possibilitando maior flexibilidade, diversidade e competitividade à Comgás.
Os três contratos foram firmados com preço competitivo e oferecem importantes flexibilidades para a Comgás, trazendo condições essenciais para atender às necessidades dos seus usuários. A distribuidora diz que os contratos representam um avanço importante para a Companhia, reforçando seu compromisso com a competitividade e a segurança do suprimento de gás natural.
Comgás vai usar dados climáticos na tomada de decisão
No ano passado, a Comgás fez uma parceria com a Climatempo para aumentar a eficiência da distribuição de gás natural pelo Brasil. A companhia de gás vai usar soluções de inteligência climática para medir o impacto do clima em suas atividades de curto, médio e longo prazo para a expansão da rede de distribuição. Estima-se que o clima afete de 20% a 30% das atividades de expansão da rede de distribuição de gás, segundo as empresas.
Na prática, a Comgás poderá realizar a integração de dados meteorológicos (histórico, tempo real e futuro) e conectá-los com o seu plano de trabalho, gerando maior segurança das equipes em campo, mais eficiência no planejamento de curto prazo e maior inteligência na estratégia comercial de longo prazo, resultando também em uma melhor experiência e satisfação do cliente.