O governo do Rio Grande do Sul e a Aeromot oficializara a concessão de uma área na cidade de Guaíba, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, para o AeroCITI. Trata-se de um complexo aeronáutico que inclui fábrica de aeronaves da Diamond Aircraft com potencial para transformar a região da capital do RS em um polo de referência na indústria aeronáutica, com investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões e a criação de 1,5 mil empregos.
Leia mais
O AeroCITI foi concebido com base no conceito de Aerotrópole Sustentável, integrando infraestrutura aeroportuária com pista de 1.800 metros, fábrica de aeronaves, hub de inovação, centros de logística, manutenção e formação de talentos. Além disso, o complexo contará com outras instalações industriais, serviços de apoio e FBO (Fixed Base Operator), que fornecerá serviços de aviação em aeroportos.
A pista do AeroCITI será projetada para suportar aeronaves de grande porte, incluindo modelos Boeing e Airbus operados no Brasil, funcionando como alternativa estratégica ao Aeroporto Salgado Filho em casos de necessidade. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2025, com operação completa até 2027.
Fabricante de aeronaves vai servir como âncora do complexo aeronáutico do RS
A Aeromot já possui acordos de cooperação com outros importantes players da aviação global, que foram destacados durante o evento, mas a fábrica da linha de montagem das aeronaves da Diamond no Brasil será o projeto âncora do complexo.
A Diamond Aircraft é uma fabricante de aeronaves fundada em 1981, reconhecida mundialmente pela segurança de suas aeronaves a pistão. A empresa, com sede na Áustria, possui fábricas em várias partes do mundo. No Brasil, a Aeromot será responsável pela montagem da aeronave Diamond DA62 (foto acima), um modelo bimotor a pistão de até sete lugares, conhecido por sua segurança, eficiência e baixo custo operacional.
“Estamos trazendo efetivamente uma fábrica de aeronaves, líder mundial nesta categoria, que vai fortalecer o arranjo produtivo local, com potencial de atrair outros parceiros e novos investimentos. Nosso objetivo é transformar o AeroCITI em um importante polo de referência na indústria aeronáutica mundial.”, destacou Guilherme Cunha, CEO da Aeromot.