A SLB, empresa global de tecnologia energética, anunciou parceria com a Liberty Energy para fornecer infraestrutura modular e soluções integradas de geração de energia para novos projetos de data centers em todo o mundo. A colaboração reunirá conhecimentos complementares em infraestrutura modular, geração de energia e operações para apoiar a rápida implantação de data centers de inteligência artificial (IA).
O crescimento da IA e da computação de alto desempenho está impulsionando uma demanda sem precedentes por capacidade de data center. Isso tem influenciado o setor a buscar soluções de energia “atrás do medidor”, ou seja, sistemas de geração própria de energia para diminuir a dependência da rede elétrica.
“O gargalo na infraestrutura de IA não é mais apenas a computação. É a capacidade de fornecer infraestrutura e energia nos prazos que o mercado exige atualmente”, disse Gavin Rennick, presidente da Divisão de Novas Energias e Indústria da SLB. “Ao reunir capacidades complementares de infraestrutura e energia, ajudaremos os desenvolvedores a acelerar a implantação de nova capacidade de data center.”
Como SLB e Liberty planejam fornecer energia para data centers
Sob a aliança planejada, a SLB fornecerá soluções de infraestrutura modular, capacidade de execução de projetos e alcance de mercado global, enquanto a Liberty fornecerá sistemas modulares de geração de energia, controles inteligentes de energia instalados no ponto de venda e expertise operacional. Segundo a Liberty Energy, sua plataforma de serviços de energia foi projetada para atender a essa transição do setor digital, à medida que os clientes priorizam cada vez mais soluções integradas e personalizadas.
Além de fornecer soluções de infraestrutura e energia, as empresas planejam colaborar em tecnologias voltadas para a melhoria da eficiência, flexibilidade e desempenho ambiental dos futuros sistemas de energia de data centers, incluindo sistemas de energia híbridos, gerenciamento digital de energia e arquiteturas de energia avançadas.
Desde abril de 2024, a SLB já entregou mais de 1,3 gigawatts de infraestrutura modular pré-fabricada para projetos de data centers e espera que as entregas cumulativas ultrapassem 2 gigawatts globalmente até o final do ano. A Liberty planeja implantar aproximadamente 3 gigawatts em projetos de energia até 2029.
Leia mais


