Equipamentos elétricos ganham força na Bauma 2025

Nesta edição, grandes fabricantes como Volvo CE, Case, Liebherr, Komatsu e John Deere apresentaram seus portfólios movidos à bateria

Por Redação

em 14 de Abril de 2025
2025, bauma, bauma 2025, Zeppelin Baumaschinen GmbH, Halle B6, B6.107, Impressionen

A Bauma 2025, encerrada ontem (13 de abril) em Munique, na Alemanha, destacou-se como um marco na transição energética da indústria de equipamentos pesados de construção e mineração. Nesta edição, grandes fabricantes como Volvo CE, Case, Liebherr, Komatsu e John Deere apresentaram portfólios de equipamentos elétricos, evidenciando o compromisso com a redução de emissões do setor. Dentre os destaques, a Volvo exibiu o A30 Electric, o primeiro caminhão articulado elétrico produzido em série, enquanto a Liebherr mostrou a escavadeira de esteira elétrica R 920 G8-E.

Case exibiu carregadeira de operação remota na Bauma 2025

A Case Construction Equipment apresentou uma carregadeira compacta elétrica para operação remota, a eCWL 12EV. Com um design diferente – sem cabine tradicional – em vez de ser operada internamente, a máquina é operada remotamente a partir de uma sala de controle dedicada. Esse recurso não apenas aumenta flexibilidade operacional, mas também permite operações em ambientes extremos e condições climáticas adversas, evitando a exposição do operador a essas situações inóspitas.

O conceito também inclui um sistema de percepção integrado, que coleta dados em tempo real, melhorando a eficiência e a precisão durante a operação.

O modelo também é equipado com funcionalidade semiautônoma, permitindo operações automatizadas de escavação e despejo.

 

caminhão articulado Volvo elétrico

Caminhão articulado elétrico da Volvo CE

A sueca Volvo Construction Equipment exibiu pela primeira vez na Bauma 2025 apenas máquinas elétricas no seu estande. O destaque foi o caminhão articulado A30 Electric. Segundo a fabricante, esse é o primeiro veículo elétrico do tipo produzido em série. Ele chega ao mercado junto com o A40 Electric, versão de maior porte. Além do caminhão articulado elétrico, os destaques da Volvo CE em Bauma incluíram:

  • Escavadeira elétrica EC230 com autonomia ampliada.
  • Gama atualizada de equipamentos elétricos compactos.
  • Unidade de potência PU500 otimizada. Permite carregamento móvel rápido de máquinas, caminhões e equipamentos elétricos Volvo e de outras marcas.
  • EWR150 Electric, primeira escavadeira de rodas a bateria da marca.
  • EW240, escavadeira que trabalha conectada à rede elétrica.

 

Komatsu também demonstrou equipamentos elétricos na Bauma 2025

A fabricante japonesa Komatsu também fez uma série de demonstrações de equipamentos elétricos durante a feira. O destaque foi a escavadeira de mineração hidráulica PC7000-11E, com alimentação elétrica . A Komatsu Germany GmbH – Divisão de Mineração da marca (Düsseldorf), destacou que a máquina combina a força de escavação dos modelos a diesel com a menor pegada de carbono das versões elétricas.

Uma série de escavadeiras elétricas, incluindo a mini escavadeira PC33E-6, bem como os protótipos PC20 Electric e PC26 Electric, assim como os modelos-piloto PC138E-11 e PC210LCE-11, também foram demonstradas ao vivo pela empresa durante a feira de Munique.

John Deere leva baterias para equipamentos elétricos na Bauma 2025

A John Deere Power Systems (JDPS) e a Kreisel Electric estão desenvolvendo soluções de bateria e carregamento projetadas para levar equipamentos elétricos aos principais mercados fora de estrada, como construção, mineração e movimentação de materiais. Na Bauma, as empresas apresentaram suas novidades, como o conjunto de baterias KBE.59.750M — com produção prevista para 2026.

O KBE.59.750M e todas as baterias Kreisel contam com o Dynamic Performance Management, que utiliza tecnologia patenteada da John Deere para resfriamento por imersão de células e sistemas de software avançados. Essa tecnologia foi projetada para otimizar o desempenho diário, a vida útil e o controle de temperaturas extremas, atendendo ou excedendo os padrões de segurança do setor.

Leia também:

John Deere apresenta novas soluções autônomas na CES 2025

Projetadas priorizando a densidade energética, o tempo de execução e a integração com máquinas fora de estrada, as baterias apresentam uma arquitetura flexível e modular. Com isso, elas prometem alto desempenho e alta durabilidade para que a John Deere possa fornecer veículos e conjuntos de propulsão totalmente elétricos para clientes de equipamentos fora de estrada em todos os segmentos e aplicações.

 

Liebherr apresentou escavadeira elétrica na Bauma 2025

A escavadeira de esteiras Liebherr R 920 G8-E vem equipada com um motor elétrico de 115 kW, que oferece potência equivalente à de modelos a diesel da mesma categoria. O modelo, demonstrado pela fabricante alemã na Bauma 2025, promete eficiência operacional sem emissões de gases de efeito estufa durante a operação e com níveis de ruído reduzidos. Essas características são ideais para obras urbanas e ambientes fechados, segundo a Liebherr.

O conforto e a ergonomia do operador foram aprimorados pela cabine moderna equipada com o sistema INTUSI, que oferece uma interface intuitiva, amplo espaço interno e visibilidade otimizada.

A R 920 G8-E conta com baterias de alta tensão com capacidades de 188 kWh (padrão) ou 282 kWh (alta capacidade), proporcionando uma autonomia de 6 a 8 horas de operação contínuas. Além disso, a R 920 G8-E suporta carregamento rápido com corrente contínua de até 150 kW, permitindo estender a autonomia para até 10 horas com apenas uma hora de recarga entre turnos.