Redação – 26.05.2023 –
Gerenciar uma construção não é tarefa fácil e a gestão de tarefas que devem ser feitas em uma obra é parte da complexidade do serviço. Há um ano no Brasil e fazendo sua estreia na Paving Expo 2023, a austríaca PlanRadar chega com a intenção de usar a tecnologia para simplificar a comunicação e a resolução de tarefas. Hoje, a empresa já consegue afirmar que sua plataforma economiza até sete horas por semana de seus usuários com a praticidade de um aplicativo.
O apelo da plataforma está na facilidade de uso. No aplicativo, o engenheiro consegue acessar a planta da obra e apontar qual tarefa deve ser feita em determinado local e delegá-la para a pessoa ou equipe responsável, que vai receber um alerta no mesmo app em seu smartphone ou tablet. Por ele, o empregado vai poder avisar se a tarefa foi concluída e registrá-la através de foto ou vídeo.
Henrique Bragança, country manager da PlanRadar, explica que o segredo da aplicação está na intuitividade. “Uma equipe pode ser treinada para usar o aplicativo em dez minutos”, afirma. Dessa forma, a adesão à plataforma é facilitada e permite dar mais governança para a gestão de processos no campo de obras.
Isso porque, atualmente, a delegação de tarefas já é feita de forma digital em alguma medida, utilizando o WhatsApp, por exemplo. No entanto, as informações podem se perder dentro do app de mensagens e a governança acaba sendo deixada de lado. Além disso, há a automatização de relatórios e diários de obras, que é onde se encontra o ganho de tempo homem-hora.
Bragança explica que, com a plataforma da PlanRadar, o processo fica centralizado e disponível para toda a cadeia de comando. Da mesma forma que o engenheiro consegue visualizar se as tarefas foram realizadas, o executivo de uma construtora pode ver qual o estado de cada obra e o que está atrasado, por exemplo.
Como funciona a plataforma
O country manager explica que o cronograma de uma obra pode ser criado dentro da plataforma ou importada a partir de um arquivo, assim como é feito com a planta, seja 2D ou 3D. O acesso à planta pode ser online ou offline, mas nessa última situação, é preciso que todos os atuantes na obra estejam conectados à internet para fazer a sincronização no começo do dia do trabalho – para baixar as tarefas do dia – e no final, para apontar o que foi feito.
Tudo é feito a partir da nuvem (software como serviço – SaaS), o que permite uma gestão remota dos processos. Já a cobrança é por licença de usuários que delegam as tarefas, provavelmente o engenheiro. O funcionário que realiza a tarefa tem acesso gratuito, assim como o executivo que deseja ver o andamento de seus projetos.
Por ser uma plataforma de gestão, a aplicabilidade vai mais longe que apenas a gestão de uma obra. Bragança aponta que a Siemens, por exemplo, usa a PlanRadar para gestão de ativos na fábrica. Já no setor de pavimentação, um exemplo do uso pode ser no gerenciamento de recuperação de rodovias, que permitiria apontar locais onde é necessário o recapeamento e ter uma gestão remota.