Gestão inteligente da iluminação pública é desafio para o Brasil

Por meio das soluções inovadoras da Exati, o grupo Quantum consegue gerir mais de 340 mil pontos e beneficiar 14 municípios

Por Redação

em 6 de Dezembro de 2024

A Quantum Engenharia, que atua em diversos segmentos do mercado elétrico em todo o Brasil há mais de três décadas, tem alguns projetos de iluminação pública inteligente, como é o caso das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis (SC), e Anita Garibaldi (foto acima), em Laguna (SC). Por meio da modernização do controle operacional, a empresa otimizou o atendimento aos chamados de manutenção e simplificou processo de comprovação e monitoramento da qualidade dos serviços prestados, beneficiando tanto o grupo quanto os munícipes com a gestão inteligente da iluminação pública.

São mais de 340 mil pontos gerenciados em 14 cidades diferentes usando tecnologia da Exati, empresa que tem atuado oferecendo soluções que vão desde a modernização da infraestrutura até a implementação de sistemas de monitoramento remoto.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Pública e Meio Ambiente (Abep), o Brasil conta com mais de 16 mil municípios, dos quais apenas 1,5 mil têm a gestão da iluminação pública modernizada. Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e reduzir os custos operacionais, a Exati tem desenvolvido soluções inovadoras que permitem a gestão inteligente e integrada dos pontos de iluminação.

“A modernização da Iluminação Pública é uma tendência global, impulsionada pela busca por adoção de tecnologias inovadoras para otimizar os processos. Na Exati, estamos comprometidos em apoiar as empresas do setor nesse processo de transformação, tirando-as do processo moroso, que envolve toneladas de papéis e planilhas, passando para um sistema de controle eficaz”, destaca Dênis Naressi, CEO da Exati.

Além de promover a modernização da infraestrutura de iluminação pública, as soluções da Exati também têm impactos positivos do ponto de vista socioambiental. Com a implementação de tecnologias, as empresas do setor podem reduzir o consumo de energia, minimizar o impacto ambiental e contribuir para a construção de cidades mais inteligentes e seguras.