Redação – 06.06.2024 – Modernização vai proporcionar mais conforto e regularidade nas viagens; expectativa é iniciar a nova operação no primeiro semestre de 2026
O Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens pela concessionária Metrô BH, responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é proporcionar mais conforto e regularidade nas viagens para os usuários do transporte público, sendo que a modernização dos trens faz parte do contrato de concessão gerido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
As novas composições foram fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, CRRC Corporation Limited (CRRC). A empresa já iniciou o projeto de fabricação e a expectativa é a de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. As novas composições, tão logo entregues, vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2 do Metrô BH.
Os 24 novos trens, que possuirão, cada um, quatro carros, serão equipados com Operação Automática do Trem (OTA, na sigla em inglês), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, além de permitir economia no consumo de energia. As composições possuirão monitores digitais, que reproduzirão informações da viagem. Amplas janelas possibilitarão iluminação externa natural e os vagões serão projetados para privilegiar mais espaço interno aos passageiros.
O design das composições ainda está sendo definido, já que o projeto executivo está em elaboração pelo fornecedor CRRC e passará por aprovação final da Concessionária Metrô BH.
Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos. Os novos carros vão substituir os trens da Série 900.
Concessão
A concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte completou, em março, um ano de operação. O contrato firmado pelo Governo de Minas, por meio da Seinfra e a concessionária Metrô BH, terá duração de 30 anos.
Até o momento, já foram implantadas melhorias em serviços prestados aos mais de 100 mil passageiros transportados todos os dias, como internet Wi-fi nos trens e estações, e sistema de bilhetagem digital. Também tiveram início as reformas das estruturas físicas das estações, das vias permanentes e da rede aérea do sistema da linha 1.
A estimativa é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações ao longo da duração do contrato. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Linha 2
Em outubro do ano passado, foram iniciados os procedimentos para viabilização da linha 2, que vai integrar a atual linha 1 até o Barreiro. A primeira etapa foi a elaboração dos estudos ambientais, concluída ainda em 2023.
Em março deste ano, a concessionária protocolou junto aos órgãos competentes o licenciamento ambiental para implantação e operação da Linha 2. A documentação está em fase de análise, dentro dos prazos legais e com previsão de conclusão antecipada.
O novo traçado terá 10,5 quilômetros e vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro. Quando concluído, a estimativa é que mais de 50 mil usuários devem utilizar a nova linha, todos os dias.
*Com informações da Seinfra.