JBS converte 36 milhões de litros de óleo usado em biodiesel

Programa Óleo Amigo é uma iniciativa da Biopower, da JBS, e já preservou mais de 900 bilhões de litros de água em oito anos

Por Redação

em 28 de Março de 2025

O programa Óleo Amigo da JBS coletou 11 milhões de litros de óleo de cozinha usados em 2024 para a produção de biocombustível – um crescimento de 154% em relação ao ano anterior. Um dos principais fatores foi a expansão do projeto para Curitiba (PR).

Leia mais

O óleo é utilizado como insumo pela Biopower, da JBS, uma das maiores produtoras brasileiras de biodiesel. Ao longo dos oito anos de existência do programa, foram coletados 36 milhões de litros de óleo de cozinha usado para correta destinação.

A iniciativa resultou na preservação de 900 bilhões de litros de água, volume que abasteceria o equivalente a 36 milhões de caminhões-pipa com capacidade de 25 mil litros cada. Para se ter uma ideia, a quantidade seria capaz de abastecer a cidade de São Paulo por cerca de um ano e oito meses, com base em cálculo com dados da Sabesp e IBGE do consumo per capta e da população do município. Apenas em 2024, foram preservados 278 bilhões de litros de água.

Onde o programa Óleo Amigo da JBS está?

Atualmente, o programa atende as cidades de Lins (SP), Curitiba (PR) e Campo Verde (MT), impactando mais de 90 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina, com potencial de promover a educação ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões.

O projeto faz a compra do óleo de cozinha utilizado em estabelecimentos comerciais, escolas e instituições e acaba sendo uma fonte de renda para os parceiros do programa. Indiretamente, pode ajudar a reduzir as despesas das cidades com saneamento básico, uma vez que o descarte correto ajuda a diminuir a necessidade de ações de limpeza das redes de esgoto.

De olho na educação

O programa também se destaca por seu caráter educativo, envolvendo diretamente as crianças em atividades que reforçam a importância da destinação correta do óleo. Para ilustrar, são usados aquários para demonstrar o impacto do óleo na água, bloqueando a passagem do oxigênio e prejudicando o ecossistema. Desde 2016, o programa alcançou diretamente mais de 45 mil estudantes, de mais de 600 escolas, empresas e instituições.

Para realizar as coletas, basta agendar por e-mail ou WhatsApp, por meio dos contatos: (41) 9 9226-5743 e oleoamigo.curitiba@jbs.com.br para a região de Curitiba, e (14) 9 9117-1660 e oleoamigo.lins@jbs.com.br para Lins e Campo Verde. Os produtos são retirados com caminhões e carros da empresa, em bares, restaurantes, escolas e outros locais geradores de óleo.