A Alubar, multinacional brasileira fabricante de cabos elétricos de alumínio e de vergalhões de alumínio, comemora os resultados do ano de 2024, no qual recém completou 26 anos de operação. No primeiro semestre deste ano, a empresa fechou novos contratos de fornecimento para as linhas de transmissão leiloadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Apenas para a Eletronorte, subsidiária da Eletrobras e vencedora de quatro lotes no último leilão, em março deste ano, serão fornecidos cabos elétricos para 2 mil quilômetros de linhas de transmissão, que serão instaladas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Santa Catarina. A Alubar também teve êxito em contratos com investidores para outros lotes do leilão, sem especificar o volume de vendas.
Segundo a empresa, a quantidade de contratos firmados nos anos de 2022, 2023 e neste primeiro leilão de 2024 garantem o fornecimento de cabos de transmissão até meados do ano de 2027, assim como a rentabilidade dos negócios durante este período.
Produção em alta
O desempenho comercial em alta também impulsiona a produtividade das fábricas da Alubar. Em 2023, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de toneladas produzidas, tanto de cabos elétricos quanto de vergalhões de alumínio, somando todas as fábricas do grupo no Brasil, Canadá e Estados Unidos.
Em abril de 2023, a empresa iniciou a implementação do Programa World Class Manufacturing (WCM) em sua maior planta industrial, localizada em Barcarena (PA). O WCM é uma metodologia utilizada por indústrias para aprimorar seu desempenho e competitividade. O programa resultou em times trabalhando com mais segurança e eficiência operacional, com redução de perdas, impulsionando a qualidade e estimulando ideias e projetos de melhoria entre os colaboradores.
Investimentos e expansão da Alubar
Nos últimos seis anos, a Alubar inaugurou cinco novas unidades em três países. Em 2019, a empresa adquiriu uma fábrica de cabos elétricos em Montenegro (RS) e uma de vergalhões de alumínio em Bécancour, (Quebéc, no Canadá). Para acompanhar esse novo posicionamento global, em 2020 foi criado o escritório Alubar Global Management, em São Paulo.
A expansão internacional continuou em 2021, com um escritório comercial em Miami e a aquisição da fábrica de vergalhão de alumínio, a Alubar Metals, no estado do Missouri (EUA). Para aproveitar os investimentos previstos em infraestrutura de energia no país norte-americano, essa fábrica também passou a produzir cabos elétricos de alumínio, e a capacidade produtiva pode chegar a 60 mil toneladas de cabos até 2025.
A Alubar iniciou suas operações em 1998, no município de Barcarena, no Pará. Até o ano 2000, eram fabricados apenas vergalhões de alumínio para fins elétricos. A partir de então, a empresa passou a transformar seus próprios vergalhões em cabos elétricos, produtos acabados que poderiam ser vendidos diretamente empresas dos ramos de transmissão e distribuição de energia elétrica.