Redação – 05.08.2024 – Modelo inédito no mercado nacional, o XCA800BR da XCMG é ideal para todo terreno, podendo içar cargas até 154 metros com precisão e segurança
A Mamuth Transportes de Máquinas adquiriu um guindaste de 800 toneladas da XCMG Brasil para ampliar sua capacidade de oferta para clientes na América do Sul, como mineradoras, construtoras empresas do setor de energia. O guindaste foi desenvolvido pela marca chinesa especificamente para o mercado brasileiro. Segundo a Mamuth, já são cerca de 70 equipamentos da marca chinesa em seu portfólio e hoje são os detentores da maior rede frotista da área de guindaste com uma só frota.
O guindaste modelo XCA800BR tem capacidade de 800t, sendo ideal para todo terreno. Possui 8 eixos (Kessler), sendo todos direcionais e 6 trativos, transmissão ZF de 12 marchas com retarder e pneus Michelin. Pode contar com dois motores, sendo um Weichai de 660CV, usado para locomoção, e outro Mercedez de 280CV, para performance. Além disso, possui lança telescópica de sete sessões e comprimento de 17 a 92 metros.
A XCMG Brasil diz que o guindaste XCA800BR possui grande versatilidade de configurações de trabalho, podendo ter sua lança montada com 4 sessões e utilizando a cabeça independente, configuração que atribui aumento de performance para trabalhos em raios menores. A fabricante destaca que, por possuir wind power jib de 19,2 a 36,2m, permite operar com até 126,2m de comprimento de lança. A combinação da lança telescópica e jib fixo traz maior comprimento, atingindo 135 metros de lança. Contém, ainda, o luffing Jib, que quando montado com o superlift, permite o XCA800BR içar cargas até 154 metros.
Ainda de acordo com a fabricante, o XCA800BR é um guindaste que foi desenhado depois de muitas conversas com um cliente há cerca de um ano em sua sede na China, em uma discussão sobre a melhor configuração para o mercado brasileiro. Nessas reuniões, ficou claro que há dois tipos de configuração de lança principal: 55 e 92m de comprimento. Além disso, também foi pedido eixo diferencial flexível que permite um maior vão livre entre o solo e a base do diferencial, permitindo assim trafegar em vias irregulares sem raspar o equipamento no solo. Para a XCMG, o guindaste é o melhor configurado para o mercado nacional atualmente.