A partir de junho, os compradores, vendedores e corretores de equipamentos pesados seminovos e usados contarão com uma nova ferramenta tecnológica para executar os seus negócios. O Maquinalista e o Shopping Sobratema passam a ser um só sistema, marcando a parceria estratégica entre a Sobratema (Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração) – entidade com mais de 36 anos de atuação no setor de equipamentos – e o Maquinalista, desenvolvido pela empresa especializada em soluções para o mercado de equipamentos usados, o grupo Elebbre.
A nova plataforma vai unir os nomes das marcas e se chamar Maquinalista – Sobratema Shopping, criando um ecossistema digital que vai além de um site de anúncio de compra e venda (veja mais a seguir). A expectativa é que ela se torne uma referência nacional e, no médio prazo, também na América Latina. “Lançamos a plataforma com mais de 2,5 mil equipamentos cadastrados e devemos dobrar esse volume até o próximo ano”, diz Jonathan Butzke, diretor de novos negócios da Elebbre.
Complementaridade como base do projeto
A decisão de unir as operações do Shopping Sobratema – lançado oficialmente em 2024, durante a M&T Expo – com a tecnologia do Maquinalista, surgiu da constatação de que o mercado de usados ainda opera com baixa digitalização, alta informalidade e insegurança.
Segundo Afonso Mamede, presidente da Sobratema, a nova plataforma marca uma mudança estratégica para a entidade que, desde a sua fundação, em 1988, atuou com foco institucional, promovendo eventos, pesquisas e conteúdo técnico. Agora, ela incursiona no ambiente digital de negócios, dando um passo “do portão da fábrica para fora”, nas palavras do líder da associação.
“Esse movimento começou com a criação do Shopping Sobratema e agora ganha escala com a integração ao Maquinalista. A Sobratema continua operando como uma associação sem fins lucrativos, com diretoria voluntária, mas entende que pode e deve contribuir também para a estruturação do mercado de equipamentos seminovos, ampliando a transparência e o acesso a informações qualificadas”, afirma Mamede.
Mudança no perfil dos usados
O contexto de mercado dos equipamentos usados mudou e esse foi um fator importante para a motivação da nova plataforma. Mamede explica que o ciclo de vida dos equipamentos – que antes era de seis a dez anos – hoje é a metade. Isso porque as operações mensais, que iam de 150 a 250 horas, agora chegam a 600 horas/mês, “fazendo com que os equipamentos entrem na fase de ‘usados’ mais rápido e, assim, sejam igualmente substituídos antes”.
Esse movimento cria um mercado secundário aquecido, com máquinas que ainda têm vida útil, mas precisam ser revendidas com agilidade e segurança. “Porém, o mercado de equipamentos seminovos ainda é pulverizado, com tíquetes elevados e muitos entraves logísticos, financeiros e operacionais. Por isso, pensamos na construção de uma plataforma relevante que contempla um ecossistema completo: tecnologia, reputação, dados, ferramentas financeiras e estrutura de atendimento”, diz Jonathan Butzke.
Tecnologia do novo Maquinalista – Sobratema Shopping
A plataforma tem como diferenciais o uso inteligência artificial para sugerir equipamentos de acordo com o perfil do comprador, e integrações com sistemas de gestão de frotas. No futuro próximo, a solução terá inclusão de serviços financeiros, como financiamento dedicado.
O Índice Maquinalista, criado para auxiliar na precificação de equipamentos seminovos, também será lançado ainda em 2025. Com a base de dados da Sobratema e o motor de análise da plataforma, ele ganhará precisão e se consolidará como referência de mercado para análises de preços de equipamentos de construção, movimentação de cargas e mineração.
A próxima fase do Maquinalista, segundo os dirigentes, é a internacionalização, com expansão prevista para mercados como Colômbia, Argentina, Chile e Peru no primeiro trimestre de 2026. “O objetivo é tornar o Brasil mais próximo das fronteiras. Temos a tecnologia, temos o conhecimento de mercado e, agora com a Sobratema, temos também o reconhecimento necessário para atuar internacionalmente com credibilidade”, conclui Jonathan Butzke
Os visitantes da Brazil Equipo Show poderão conhecer melhor a plataforma Maquinalista – Sobratema Shopping. O Maquinalista terá um estande próprio durante a feira de negócios, que acontece em Jaguariúna (SP) entre 03 e 06 de junho.