O governo de Minas Gerais pediu uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão ao Ministério das Cidades para a expansão da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o Viaduto Beatriz, em Contagem. A proposta prevê a construção de aproximadamente 3,5 quilômetros de trilhos, além de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. A ampliação vai integrar ainda mais os municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte.
Para o governo estadual, a obra é uma forma de atender a população de Contagem e facilitar a vida de quem enfrenta o trânsito para chegar a Belo Horizonte diariamente. A expectativa do estado é de que o governo federal atenda o pedido.
“Estamos unindo esforços e agora buscamos o apoio do governo federal para viabilizar esse sonho que é levar o metrô até o Viaduto Beatriz. Essa expansão é estratégica para a mobilidade e integração da nossa Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno.
Metrô de BH já está em obras
Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2. A revitalização da Linha 1 contempla as 19 estações distribuídas ao longo dos 28,1 quilômetros de trajeto e tem previsão de conclusão em 2026. Já a Linha 2 iniciou intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça. A operação comercial está prevista para 2028, encerrando uma espera de mais de duas décadas pela população belo-horizontina.
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Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2. Já com o novo trecho até o Viaduto Beatriz, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance do sistema, beneficiando milhares de usuários todos os dias.