O Governo do Ceará anunciou uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para ligar o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. A obra, que deve ter seu edital lançado em breve, tem prazo de execução de 24 meses e permitirá a população realizar o trajeto em 12 minutos. A previsão é de que o trecho de 5,1 quilômetros custe R$ 181 milhões e esteja pronto para a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027.
Duas novas estações devem ser entregues, a Estação Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e a Estação Castelão. O governo ainda promete que a Estação do Aeroporto será entregue ainda este ano. O prazo inicial para esta obra era para 2022 e foi adiado para dezembro de 2024 na primeira vez.
Quando em operação, com dois VLT’s em funcionamento, o trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia. A Estação Aeroporto também está diretamente conectada com a Estação Expedicionários. Assim, será possível se deslocar, de forma prática, entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
Governo espera impactos positivos com novo VLT em Fortaleza
O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, frisou os diversos impactos positivos que a nova linha trará para o povo cearense. “Essa obra tem todo um impacto social. Teremos diversos bairros envolvidos, interligando várias linhas. Importante dizer, também, todo o impacto positivo na área do esporte e religiosa, com a chegada dessas duas estações”, disse.
Já o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro salientou a comodidade e os benefícios do novo modo para a chegada até o estádio para a população. “O Castelão é uma das principais praças esportivas do país. Agora o torcedor terá mais uma opção para que ele possa se deslocar de uma forma mais tranquila e rápida. Além das 4500 vagas para o público no nosso estacionamento, com esse novo meio de transporte iremos reforçar e dar uma experiência mais positiva para a nossa população”, comentou.
*Com informações da Seinfra-CE.