Da Redação – 27.09.2018 –
Frota de 31 dos famosos ônibus vermelhos agora é totalmente elétrica. Até 2030 todos os veículos do centro da cidade terão que ser movidos a eletricidade, segundo a ZF
Considerados um dos símbolos de Londres, os ônibus vermelhos agora entram em uma nova fase, com a eletrificação. Parte da tecnologia tem um dedo da alemã ZF, que fornece o eixo de tração elétrica para os veículos que vão trafegar na chamada zona de ultra-baixa emissão de Londres (ULEZ). Os ônibus elétricos serão construídos pelo fabricante britânico Optare e cumprirão uma das normas de emissões mais rígidas em todo o mundo, com o modelo EV Metrodecker, carro-chefe do portfólio de ônibus da fabricante.
De acordo com a ZF, o Transporte para Londres (TfL), autoridade de transporte público da capital britânica está totalmente focada na eletromobilidade. Os 31 novos veículos seriam o exemplo disso, todos equipados com a tração potente e silenciosa AVE AxTrax da. O potencial de aplicação da tecnologia e de outras similares é grande, considerando que Londres planeja que todos os ônibus no centro londrino tenham matriz elétrica até 2037
Estados Unidos encomendaram outros 100 ônibus elétricos
Além da entrada em Londres, a tecnologia da ZF de emissão zero em soluções de mobilidade interurbana avança para os Estados Unidos. A parceria acontede com a New Flyer of America, Inc., a maior fabricante de ônibus municipais norte-americanas. Segundo a ZF, as associações de transporte de diversas das principais cidades norte-americanas já teriam encomendado 100 ônibus do modelo da série Xcelsior CHARGE, que usam o eixo portal elétrico AVE AxTrax da ZF adotado em Londres.
Os 100 ônibus para as cidades americanas devem ser entregues até 2020 e inclui o atendimento às Autoridade de Transporte Metropolitano do Distrito de Los Angeles, o Trânsito Metropolitano do Distrito de King em Seattle, a Autoridade de Transporte da Baía de Massachusetts em Boston, e o Trânsito Metropolitano em Minneapolis.
O AVE AxTrax foi introduzido pela primeira vez em 2012 e tem eixo de tração elétrica que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível ou ser alimentado por bateria. Em razão do desenho plano, os fabricantes têm liberdade quanto ao design do interior. Como um fornecedor de sistemas, a ZF também pode oferecer hardware e software adequados para centralizar de forma otimizada o design, eficiência e vida útil da tração.