Passarelli vai construir mais uma Estação de Tratamento de Água no ES

Redação – 11.10.2023 – Este é mais um projeto que a construtora inicia no Espírito Santo; ETA terá capacidade de vazão média de 1.500 L/s  A Passarelli acaba de assinar contrato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para construir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Vila Velha (ES), a ETA Caçaroca. […]

Por Redação

em 11 de Outubro de 2023
Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Serra (ES) (foto: divulgação Passarelli).

Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Serra (ES) (foto: divulgação Passarelli).

Redação – 11.10.2023 – Este é mais um projeto que a construtora inicia no Espírito Santo; ETA terá capacidade de vazão média de 1.500 L/s 

A Passarelli acaba de assinar contrato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para construir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Vila Velha (ES), a ETA Caçaroca. A construtora é a líder do consórcio responsável pela obra e também pela sua operação e manutenção. 

Com as obras de ampliação e melhorias, a ETA chegará a uma vazão média de 1.500 L/s, que permitirá o acesso à água potável e o fornecimento de serviços essenciais para a comunidade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. 

Em abril de 2021, a companhia iniciou os trabalhos de melhoramento do sistema de abastecimento de água nos municípios de Vitória, Serra e Fundão. O projeto mais importante é a Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi (ETA V). 

Localizada no município de Serra, a ETA passará por uma modificação em seu sistema de tratamento, que será alterado de filtração direta/flotação para um sistema mais robusto, absorvendo grandes variações em relação a turbidez de entrada. A previsão é que ela comece a operar em abril de 2024. 

Após as obras concluídas, a ETA V conseguirá trabalhar em sua capacidade nominal, tratando em média 1.800 L/s, ou seja, aproximadamente 155 milhões de litros por dia. Como base de comparação, em uma hora a ETA V, com sua vazão de tratamento, conseguiria encher aproximadamente três piscinas olímpicas ou 6,5 mil caixas d’água residenciais.