Pavimentação de trecho da MG-164 usa escória siderúrgica

Mais de 2 mil toneladas de escória siderúrgica foram aplicadas em trecho da MG-164 entre Felixlândia e barragem Três Marias

Por Redação

em 31 de Março de 2025

A pavimentação de um trecho da MG-164 na região de Curvelo está usando escória siderúrgica para substituir o cascalho. O produto é resíduo de aciaria de uma empresa de ferro gusa de Sete Lagoas, que doou cerca de 2,2 mil toneladas.

A escória siderúrgia está sendo aplicada em um trecho não pavimentado de 10,5 quilômetros entre Felixlândia (Córrego do Bagre) até a barragem Três Marias, região Central de Minas, de forma descontinuada, eliminando os pontos críticos da rodovia.

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O agregado siderúrgico surge do processo de produção de aciaria, composto de óxidos e silicatos e possui alta resistência ao desgaste. A medida além de evitar a criação de um passivo ambiental gera economia aos cofres públicos, uma vez que o material substitui o cascalho extraído de jazidas para melhorar as estradas de terra.

“A escória siderúrgica é aplicada na via e misturada ao leito da estrada com o auxílio de uma motoniveladora, o que melhora significativamente as condições da pista. A principal vantagem desse material é sua durabilidade, que contribui para a prevenção do surgimento de buracos e aumenta a capacidade de suporte da estrada”, explica Ricardo Paulino, coordenador regional do DER-MG em Curvelo, segundo o governo de Minas Gerais.

Além da aplicação de escória siderúrgica, o trecho da MG-164 passou por uma série de melhorias, incluindo a manutenção das saídas d’água e das bacias de escoamento, poda e corte de árvores, roçada e a instalação de sinalização vertical.