Em 2024, o Porto de Paranaguá liderou a movimentação nacional de óleo vegetal, frango congelado e fertilizantes. Dados do Comex Stat mostram que as duas primeiras mercadorias foram campeãs de exportação, enquanto os fertilizantes lideraram as importações no porto paranaense.
No caso dos granéis líquidos, a movimentação do píer público respondeu por 53,3% das operações totais. Em relação à carne de frango congelada, o transporte é realizado em contêineres com controle de temperatura (reefer), em uma área com 5.268 tomadas, que representa o maior pátio reefer da América do Sul.
A Portos do Paraná, estatal que administra os portos de Paranaguá e Antonina, explica que tem investido em diversas mercadorias, principalmente naquelas mais demandadas pelo mercado. Atualmente, o Porto de Paranaguá conta com três berços exclusivos para a movimentação de fertilizantes e, quando há disponibilidade na agenda de atracação, outros berços também recebem navios com esse tipo de carga, destaca a empresa.
Commodities, como os fertilizantes, se destacam no Porto de Paranaguá
A grande variedade de commodities que passaram pelos portos paranaenses contribuiu para a liderança nacional nesses segmentos e para o novo recorde de movimentação em 2024. Das 66,7 milhões de toneladas exportadas e importadas por Paranaguá e Antonina, grande parte foi composta por açúcar, fertilizantes, cereais e contêineres.
A estatal diz que os portos paranaenses são corredores multipropósito, o que garante uma operação constante e evita quedas de produtividade ao longo do ano. A possibilidade de atuar com produtos de vários segmentos compensou, por exemplo, a redução no embarque de soja e milho, ocasionada, entre outros fatores, pelos preços internacionais pouco atrativos para o setor produtivo.
Ainda assim, os cereais mantiveram seu protagonismo na importação. O trigo, malte e a cevada responderam por um crescimento de 76% (1.708.673 toneladas) na movimentação de grãos em relação ao período anterior (614.550 toneladas). O market share de importação da cevada, por exemplo, ultrapassou 40%. Em relação a 2023, a movimentação de cevada no Porto de Paranaguá cresceu 168%, enquanto a do trigo aumentou 157%.
Como corredor exportador, a Portos do Paraná foi responsável pela saída de 6,4 milhões de toneladas de açúcar a granel, representando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Já o açúcar ensacado alcançou 846 mil toneladas, um aumento de 43% em relação a 2023.
Por fim, também se destacaram as cargas transportadas por contêineres, com um aumento de 19% nas exportações (9 milhões de toneladas em 2024), lideradas pela movimentação de carnes de aves congeladas, e um crescimento de 35% nas importações (7,2 milhões de toneladas em 2024), com destaque para plásticos e outros produtos.