Porto do Açu e Repsol querem transformar CO2 em combustível

Empresas vão colaborar para estudar formas de combinar tecnologias de captura de CO2 do ar com combustível formado a partir desse gás

Por Redação

em 9 de Maio de 2025

O Porto do Açu e a Repsol Sinopec Brasil vão colaborar para estudar a viabilidade de transformar o dióxido de carbono (CO2) diretamente do ar em combustível para a aviação e embarcações. A RSB já está desenvolvendo uma tecnologia para capturar CO2, bem como uma forma de transformar esse gás em combustível. A parceria quer tentar combinar as duas inovações.

O projeto tem o objetivo de estabelecer um ciclo que não apenas mitiga as emissões de CO2, mas também transforma esse gás em combustível renovável, um recurso essencial para operações portuárias. O Porto do Açu recebeu mais de 7 mil embarcações apenas em 2024, o que o torna o local ideal para o desenvolvimento dessa tecnologia.

A parceria tem foco pioneiro em soluções de descarbonização para os setores marítimo-portuário e aviação, que enfrentam desafios cada vez maiores para atingir suas metas de sustentabilidade. A expectativa é que a planta piloto tenha capacidade para capturar 5 mil toneladas de CO2 por ano, produzindo cerca de 300 litros de combustível sustentável por dia, que pode ser diretamente testado e validado nas embarcações de apoio.

Projeto de combustível com CO2 foi selecionado pelo Finep-BNDES

O projeto foi uma das 43 propostas selecionadas em uma chamada pública Finep-BNDES para desenvolvimento e implantação de unidades de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) e combustíveis para navegação, de um total de 76 inscrições.

A iniciativa integra o portfólio de inovação do Porto do Açu, liderado pelo Cais Açu Lab, que visa se consolidar como um hub estratégico de soluções energéticas e sustentáveis e conta com a experiência dos projetos DAC.SI e CO2CHEM, capitaneados pela Repsol Sinopec. O DAC.SI é desenvolvido em parceria com a PUCRS e comissionou em 2024 uma unidade DAC (Direct Air Capture) com potencial de captura de 300 toneladas de CO2 direto do ar por ano. Já o projeto CO2CHEM, tem a Hytron, a USP e o SENAI Cetiqt como parceiros, para o desenvolvimento de uma planta piloto de produção de combustíveis renováveis a partir do CO2.

O acordo firmado entre as duas empresas inclui um MoU (Memorandum of Understanding), garantindo o alinhamento das expectativas entre as partes para desenvolvimento desta nova solução tecnológica.