Portos do Paraná assina carta de intenções com empresa chinesa

O documento firmado busca a promoção conjunta e colaboração comercial, a construção de portos verdes e inteligentes, entre outras iniciativas

Por Redação

em 11 de Novembro de 2024

A Portos do Paraná assinou uma carta de intenções com representantes de uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres, a China Merchants Port Holdings (CMPort), acionista do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A assinatura aconteceu na segunda-feira (4/11), em Shenzhen, na China.

O documento firmado busca a promoção conjunta e colaboração comercial, a construção de portos verdes e inteligentes, a aplicação de novas tecnologias, o intercâmbio de pessoal para troca de experiências e a cooperação técnica sobre a agenda ESG (ambiental, social e governança).

A próxima etapa do acordo de cooperação é a discussão sobre o plano de trabalho para aplicação da carta de intenções entre Portos do Paraná e CMPort. Entre as possibilidades, estão oportunidades de novas concessões, como a do canal de Acesso do Porto de Paranaguá, projeto que abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do acesso aquaviário pelo prazo de 25 anos, entre outros leilões, que ocorrerão até fim de 2025.

Desde 2019, a Portos do Paraná já conduziu cinco leilões para alavancar cerca de R$ 4 bilhões em melhorias para Paranaguá. Mais três leilões de áreas portuárias paranaenses acontecerão nos próximos anos, que são os PAR 14, 15 e 25. Somados, os leilões atrairão mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Visita técnica-

O grupo de brasileiros fez uma visita técnica à Shenzhen e fará uma reunião em Pequim, cidade onde estão sediados fundos de investimentos. Lá serão recebidos pela equipe do Ministério dos Transportes chinês e representantes da China Merchant Groups (CMG)/CMPort. O grupo também visitará os terminais portuários mais relevantes da China, incluindo Xangai.

Segundo a Portos do Paraná, o CEO da CMPort, Xu Song, agradeceu a agenda, a atenção e o suporte prestado pelo governo brasileiro, em especial da Portos do Paraná e da Secretaria Nacional de Portos no tratamento dos assuntos do grupo no Brasil. Eles demonstraram grande interesse em expandir as atividades no Brasil.