A iniciativa de recuperação da malha rodoviária de Santa Catarina, batizada de Programa Estrada Boa, chegou aos 18 meses. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE-SC), a meta de reverter a situação da qualidade do pavimento está perto de ser superada. O orçamento inicial do programa, por outro lado, já foi superado: era de R$ 2,165 bilhões, mas já está com mais de R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e conserva – projetados para as obras em andamento.
Lançado em agosto de 2023, o maior projeto rodoviário da história de Santa Catarina começou após efetivo levantamento dos mais de 6 mil km de rodovias estaduais em todas as regiões do estado. Destes, 5.158,60 km são de estradas já pavimentadas, que à época dos estudos e análises, constatou-se estarem 73% em estado ruim/péssimo. Uma das metas do programa era reverter até junho de 2025 esta situação das estradas estaduais pavimentadas, obtendo 73% de boas e ótimas (na época, esse índice era de apenas 27%). A projeção da SIE-SC é de que o número deve ser ultrapassado, chegando a 80% no próximo levantamento, entre abril e maio.
O investimento pesado rendeu frutos, segundo o governo estadual. Após um ano do programa, metade das rodovias já estavam boas ou ótimas. Outra meta do programa Estrada Boa era revitalizar mais de 1 mil km de estradas estaduais. Atualmente já foram entregues 400 km de rodovias revitalizadas e mais 1,4 mil km estão em andamento e devem ficar prontos entra abril e maio.
Estrada Boa também prevê pavimentação de rodovias de terra
Cerca de 1 mil quilômetros ainda são de estrada de terra em Santa Catarina e a expectativa da SIE-SC é de que aproximadamente 360 km possam ser pavimentados até 2026. Estes projetos de pavimentação estão distribuídos entre 23 contratos de obras, das quais algumas até já foram finalizadas, a exemplo da SC-443 em Nova Veneza, inaugurada em dezembro de 2024 e a SC-484 entre Guatambu e Caxambu inaugurada ao final de 2023.
Com característica similar às pavimentações, há os contratos de restauração de rodovias, que conferem reconstruções de pavimentos asfálticos já não mais possíveis de recuperar com revitalizações, mas apenas com novas estruturas e capacidade muito maiores de suporte de cargas, a exemplo da rodovia SC-477 entre Papanduva, Major Vieira e Canoinhas que está recebendo em seus 35 km um pavimento em concreto de 21 cm aumentando sua durabilidade em 5 vezes se comparado a um pavimento convencional de asfalto, além de receber ampliação de pistas e melhorias diversas. Com esse mesmo material também estão sendo feitas as rodovias SC-160 entre Pinhalzinho e Bom Jesus do Oeste e a SC-305 entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê.