Rumo e JM-Link investem R$ 200 mi em terminal no MT

Da Redação – 26.01.2018 – Focado na movimentação de fertilizantes dentro do Complexo Intermodal de Rondonópolis, projeto deve operar a partir de abril. Com um aporte de R$ 200 milhões até o momento, o consórcio formado pela Rumo e pela JM-Link está finalizando a construção do seu terminal de fertilizantes em Rondonópolis (MT). Com sua […]

Por Redação

em 26 de Janeiro de 2018

Da Redação – 26.01.2018 –

Focado na movimentação de fertilizantes dentro do Complexo Intermodal de Rondonópolis, projeto deve operar a partir de abril.

Com um aporte de R$ 200 milhões até o momento, o consórcio formado pela Rumo e pela JM-Link está finalizando a construção do seu terminal de fertilizantes em Rondonópolis (MT). Com sua ativação prevista daqui a três meses, a instalação torna concreto o Projeto Fertilizantes, ou seja, “uma saída estratégica para o transporte de insumos no país, aproveitando o maior corredor de exportação entre Rondonópolis e Santos, em São Paulo”, segundo documento oficial das duas empresas.

Com 160 mil m² de área, o terminal de fertilizantes bandeira branca da JM-Link possui uma capacidade para 64 mil toneladas no primeiro ano, com um plano de ampliação de mais de 50% no futuro (sem data definida), mas de acordo com a demanda de mercado. Entre as atividades do terminal estão os serviços de armazenagem, acondicionamento em big bags (grandes contentores de polietileno) e expedição rodoviária de 12 mil toneladas por dia.

A participação da Rumo acontece com a ligação à sua estrutura de ferrovias e, especificamente, no projeto, ela deve viabilizar uma capacidade de descarga de 7,5 milhões de toneladas por ano. Isso será possível com duas linhas de entrada ferroviária que descarregam oito vagões ao mesmo tempo, e duas correias transportadoras de 1.200t/hora cada.

Segundo a Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA Brasil), Mato Grosso foi responsável por quase 20% da importação de fertilizantes de janeiro a novembro de 2017, cerca de 6,3 milhões de toneladas. Por esses fatores, a estratégia contempla atuais necessidades do mercado.

“A intenção é revolucionar a prestação de serviços no mercado de fertilizantes. Estamos criando uma estrutura com produtividade de porto no interior” afirma Luiz Abrantes sócio, diretor da JM-Link. “Vamos facilitar e otimizar a logística, e diretamente impactar na redução do custo da cadeia. Além do ganho financeiro para nossos clientes, será a solução mais produtiva, assertiva e segura do país”, garante o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio.