Sanasa produz água de reuso com qualidade de 99% em Campinas

Redação – 14.05.2024 – Estatal de saneamento usa processo MBR, que usa bioreator, para alcançar maior qualidade para água de reuso A Sanasa, estatal de saneamento básico de Campinas (SP), tem conseguido produzir uma água de reuso com grau de qualidade de 99%. A empresas, que conseguiu atingir 100% do esgoto tratado, utiliza o processo […]

Por Redação

em 14 de Maio de 2024
Redação – 14.05.2024 – Estatal de saneamento usa processo MBR, que usa bioreator, para alcançar maior qualidade para água de reuso

A Sanasa, estatal de saneamento básico de Campinas (SP), tem conseguido produzir uma água de reuso com grau de qualidade de 99%. A empresas, que conseguiu atingir 100% do esgoto tratado, utiliza o processo de bioreator, chamado de MBR, usando um Sistema de Ultrafiltração por Membranas Submersas de Fibra Oca com capacidade de 180 l/s. São duas estações que utilizam essa tecnologia, as Estações de Produção de Água de Reuso EPAR CAPIVARI II e EPAR BOA VISTA.

A Enfil, fornecedora da tecnologia usada pela Sanasa, explica que a maioria dos reusos feitos após o tratamento de esgoto depende da sua aplicação, sendo que, se for para recomposição hídrica, basta fazer um tratamento biológico com remoção de nutrientes, como o fósforo e nitrogênio, sendo que muitas vezes é necessário um tratamento terciário composto de um tratamento físico-químico seguido de filtração para complementação da remoção do fósforo.

Mas se for para abastecimento industrial, dependendo da qualidade do ponto de utilização, podem ser desde sistemas simples compostos de tratamento físico-químico seguidos de filtração, até sistemas mais rebuscados com a utilização de processos com membranas de ultrafiltração e osmose reversa ou processos biológicos empregando tecnologias, como a Sanasa tem feito.

Por fim, se for para abastecimento público, a opção é por sistemas biológicos com remoção de fósforo e nitrogênio e com o emprego de MBR, seguido de uma desinfecção que poderá ser a ultravioleta e cloro.

Outro fator importante é olhar os efeitos significativos do efeito uso da água de reuso nas métricas do ESG. Para se ter ideia, para cada R$ 1 investido em reúso de água, consegue-se R$ 3,40 em expansão da produção nacional.