O leilão para concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ, realizado na última quarta-feira (30/4) na B3, em São Paulo, foi vencido pelo Consórcio Nova Estrada Real, que prometeu investir R$ 8,8 bilhões em duplicações e faixas adicionais, além de outras melhorias no trecho que conecta Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). O consórcio é formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L e sagrou-se vencedor ao oferecer 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
O desconto tarifário foi o critério de seleção utilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes, e utilizou como critério de seleção o maior desconto tarifário. Além da menor tarifa de pedágio, o projeto do Consórcio Nova Estrada Real prevê:
- 13,44 km de duplicações;
- 78,13 km de faixas adicionais;
- 11,7 km de ciclovias;
- 32 pontos de ônibus;
- 3 túneis;
- 12 passarelas;
- 1 área de escape;
- 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
- Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc.
Além de melhorias na infraestrutura, a concessão trará benefícios operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular.
Quais são as cidades impactadas pela concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ
O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e compreende:
- BR-040/MG: de Juiz de Fora até a divisa com o RJ;
- BR-040/RJ: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
- BR-495/RJ: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
Entre os municípios beneficiados diretamente, destacam-se Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e o próprio Rio de Janeiro.
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O projeto também resgata o valor histórico da rodovia, especialmente no trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis, que foi a primeira rodovia pavimentada do país e serviu como caminho para Dom Pedro II rumo à cidade imperial.