Sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ é concedido por R$ 8,8 bi

Consórcio vencedor foi formado por três empresas e promete 13,44 km de duplicações e 78,13 km de faixas adicionais

Por Redação

em 5 de Maio de 2025
Foto: Jeff D'Avila/ANTT

O leilão para concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ, realizado na última quarta-feira (30/4) na B3, em São Paulo, foi vencido pelo Consórcio Nova Estrada Real, que prometeu investir R$ 8,8 bilhões em duplicações e faixas adicionais, além de outras melhorias no trecho que conecta Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). O consórcio é formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L e sagrou-se vencedor ao oferecer 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.

O desconto tarifário foi o critério de seleção utilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes, e utilizou como critério de seleção o maior desconto tarifário. Além da menor tarifa de pedágio, o projeto do Consórcio Nova Estrada Real prevê:

  • 13,44 km de duplicações;
  • 78,13 km de faixas adicionais;
  • 11,7 km de ciclovias;
  • 32 pontos de ônibus;
  • 3 túneis;
  • 12 passarelas;
  • 1 área de escape;
  • 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
  • Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc.

Além de melhorias na infraestrutura, a concessão trará benefícios operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular.

Quais são as cidades impactadas pela concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ

O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e compreende:

  • BR-040/MG: de Juiz de Fora até a divisa com o RJ;
  • BR-040/RJ: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
  • BR-495/RJ: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.

Entre os municípios beneficiados diretamente, destacam-se Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e o próprio Rio de Janeiro.

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O projeto também resgata o valor histórico da rodovia, especialmente no trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis, que foi a primeira rodovia pavimentada do país e serviu como caminho para Dom Pedro II rumo à cidade imperial.