Transportadora otimiza gestão durante a pandemia a partir da digitalização

Redação – 19.11.2021 – Investimento em processos e gameficação permitiu à Ghelere Transportes se adaptar ao cenário pandêmico e conquistar bons resultados 

Mesmo diante da pandemia, o setor de transporte rodoviário conseguiu crescer pouco acima da economia brasileira no primeiro trimestre de 2021. Enquanto o PIB do Brasil subiu 1,2%, o do setor cresceu 3,6%. Quem aproveitou a onda foi a transportadora Ghelere, que apostou em uma estratégia de digitalização para alcançar melhores resultados. 

Segundo Eduardo Ghelere, diretor executivo da transportadora, o desenvolvimento do setor é fruto dos investimentos em novas tecnologias por parte das empresas de transporte, além de uma gestão focada nos resultados operacionais. A Ghelere, por exemplo, precisou repensar os planos que havia feito em 2019 para poder manter clientes como a Heineken, que apresentaram atendimento mais desafiadores. 

Mesmo com uma série de planejamentos em xeque por conta dos imprevistos do ano anterior, o executivo afirma que a transportadora se ajustou bem e alcançou bons resultados, investindo fortemente em tecnologia. A Ghelere atualizou seus processos e investiu no programa de pontos de gameficação. Além disso, a empresa implementou placas fotovoltaicas em seus caminhões, proporcionando sustentabilidade ambiental e financeira. 

Futuro da logística 

Acompanhando as tendências de mercado, Ghelere aponta que o futuro da logística e do transporte está pautado nas tecnologias 4.0. “Mais da metade da nossa frota já conta com câmeras com inteligência artificial, que faz os apontamentos automáticos e segue direto para a gameficação”, afirma o empresário. 

O empresário destaca que, em termos estratégicos, é preciso pensar a longo prazo, focando no crescimento. Ele aconselha atenção às tendências que aparecem no mercado, as trazendo para o cotidiano da empresa no Brasil para melhor implementá-las. Segundo ele, neste negócio, é necessário reduzir custos, aumentar eficiência e evitar acidentes.