Trivia Trens assina contrato de PPP de R$ 14,3 bi em linhas da CPTM

Concessão patrocinada envolve linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM e Serviço Expresso Aeroporto e prevê extensões de linhas com novas estações

Por Redação

em 27 de Maio de 2025
Novo trem da CPTM tem passagem livre entre os vagões. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

A Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações S.A, assinou o contrato de concessão patrocinada do Lote Alto Tietê, que contempla as linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM, além da operação do Serviço Expresso Aeroporto, que conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. O contrato, assinado com a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), estabelece uma parceria público-privada com vigência de 25 anos e investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões, conforme divulgou a Agência SP.

O projeto prevê a construção de dez novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução completa de mais quatro. Também está incluída a ampliação de mais de 20 quilômetros de trilhos. A Linha 11–Coral será estendida até a Estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com a implantação de uma nova parada. A Linha 12–Safira será prolongada até Suzano, enquanto a Linha 13–Jade chegará aos bairros de Gabriela Mistral, na zona leste da capital, e Bonsucesso, em Guarulhos — uma antiga demanda da população local que finalmente será atendida.

Com essas melhorias, a expectativa é que as três linhas transportem juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040. A concessão permitirá também a redução dos intervalos entre trens, confira:

  • Na Linha 11–Coral, o intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e para 6 minutos entre Suzano e Cesar de Sousa. A linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cesar de Sousa, com ampliação do serviço até a Barra Funda.
  • Na Linha 12–Safira, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A extensão da linha será de 2,7 km até Suzano.
  • Na Linha 13–Jade, o intervalo será reduzido para 10 minutos. O ramal será ampliado até Bonsucesso, com 15,6 km de novos trilhos.
  • O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e a cada 1 hora nos horários de pico.

Quando a Trivia Trens assume a gestão?

A Trivia Trens não vai assumir as operações imediatamente. A partir da assinatura do contrato, há um período de dois meses para a produção de efeitos jurídicos e operacionais. Depois, outros 12 meses de fase pré-operacional onde a concessionária vai se adaptar para assumir a gestão.

Após esses 14 meses, a Trivia vai cumprir um período de um ano de operação assistida, durante o qual a CPTM acompanha e supervisiona a atuação da concessionária. Após esse período, tem início a operação comercial plena, quando a CPTM deixa de prestar assistência direta e a concessionária assume integralmente a gestão do sistema. A fiscalização do contrato ficará a cargo da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

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A concessão integra o programa SP nos Trilhos, que contempla mais de 40 projetos voltados à expansão da malha ferroviária, incluindo trens urbanos, os Trens Intercidades (TICs) e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 190 bilhões em investimentos e abrangem mais de mil quilômetros de extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral, consolidando o maior programa de mobilidade ferroviária do país.