Um terço dos brasileiros pretende reformar a casa, diz pesquisa

Estudo Construshoppers, realizado pela Juntos Somos Mais, revela que banheiro e quarto são os cômodos com maior intenção de mudanças na hora de reformar a casa

Por Redação

em 22 de Abril de 2025

Segundo o estudo Construshoppers, que mapeia o comportamento de compra e as preferências dos consumidores no setor de materiais de construção (matcon), 33,2% dos brasileiros entrevistados pretendem reformar sua casa ao longo deste ano. Entre os que estão planejando essas mudanças, os cômodos com maior intenção de reforma são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%), indicando uma busca por mais conforto e funcionalidade nesses ambientes de uso pessoal.

Realizado pela Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, com o apoio da plataforma de pesquisa online Opinion Box, o levantamento reúne dados sobre os hábitos de consumo, as intenções de reforma e as categorias de itens mais procurados no Brasil, além de apontar para tendências no mercado da construção civil em 2025.

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O levantamento trouxe ainda insights relevantes sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. As classes D e E demonstraram a maior intenção de reforma para 2025, com 35,5% dessas famílias planejando realizar obras neste ano. Desses, 40% já estão realizando o planejamento financeiro da obra, o que evidencia uma maior conscientização sobre a necessidade de organização financeira antes de realizar investimentos em reformas.

Tintas são os principais itens da lista na hora de reformar a casa

Outro dado que chama atenção é a interesse por tintas, que lideram as intenções de compra de materiais de construção, com 57,7% dos entrevistados afirmando que compraram itens dessa categoria em sua última compra. Em seguida, o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%) aparecem como itens de destaque nas compras de materiais de construção realizadas recentemente pelos consumidores. No top dez dos produtos mais comprados, ainda figuram itens como rejunte (41,1%), chuveiro (40,8%), argamassa (39,9%), elétricos (39,1%), tubos e conexões (36,6%) e areia (34,2%).

O estudo também analisou as principais formas de pagamento para o setor. Embora o Pix tenha sido o meio de pagamento mais popular em 2024, ele ocupa a terceira posição entre os meios mais utilizados para compras de materiais de construção, atrás do cartão de crédito à vista e do parcelado, que lideram as preferências dos consumidores.

Entre os entrevistados que já realizaram reformas neste ano, cerca de 23,4% fizeram isso inteiramente por conta própria, o que demonstra o crescente interesse por soluções mais autônomas e, por vezes, mais econômicas.

A pesquisa também revelou os principais fatores que influenciam a escolha das marcas. Para 25,9% dos entrevistados, as recomendações de amigos, familiares e conhecidos são o fator mais impactante na escolha de marcas de materiais de construção. A propaganda, por sua vez, desempenha um papel maior entre os homens (11,4%) do que entre as mulheres (7,6%).

A pesquisa ouviu mais de mil brasileiros com 25 anos ou mais, sendo a maioria (59%) entre 30 e 49 anos, e com representação de todas as classes sociais, abrangendo tanto responsáveis quanto corresponsáveis pelas decisões de reforma e compra no lar. A margem de erro é de três pontos percentuais.