Da redação – 14.04.2016 –
A usina elétrica combinada de Lausward, localizada na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, conquistou três novos recordes mundiais. Primeiro, a planta, que possui uma turbina a gás, alcançou um nível de eficiência de cerca de 60%. Em seguida, a usina utilizou-se dessa eficiência para atingir uma capacidade de geração elétrica líquida de 603,8 MW, permitindo o terceiro recorde: fornecimento de 300 MW de calor para a rede de aquecimento da cidade.
As informações são da Siemens, fabricante da turbina SGT-8000H, utilizada na usina de Lausward. De acordo com a empresa, esse tipo de equipamento tende a ser uma boa alternativa às usinas combinadas – aquelas produzem energia elétrica e térmica. “A turbina alcança um nível muito alto de eficiência mesmo em períodos curtos de mudanças rápidas de cargas”, diz Theo Maas, diretor de grandes turbinas e geradores a gás da divisão de energia e gás da marca.
A frota de turbinas classe H da fabricante, da qual o modelo SGT-8000H faz parte, completou 200 mil horas operacionais em janeiro deste ano. O número equivale a aproximadamente 23 anos de uso e, segundo a Siemens, a experiência adquirida com a frota deve nortear os aprimoramentos dos próximos equipamentos da linha.