A XCMG Brasil lançou o primeiro caminhão pipa 100% elétrico desenvolvido para atender os mais altos padrões técnicos com eficiência e segurança da operação. São dois modelos, um com capacidade volumétrica de 25 mil litros e outro de 50 mil litros, que foram apresentados ao mercado nacional em uma ação conjunta XCMG e Impacto Implementos e Máquinas, no último dia 20 de fevereiro, em Jaú (SP).
Basicamente, os novos caminhões pipa 100% elétricos são destinados ao transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo e controle de incêndio, informou Ricardo Senda, gerente de Elétricos, durante o evento de apresentação dos produtos. Fabricados em veículos fora de estrada e rodoviário (XDR80TE e E7-29R), os dois caminhões pipa irão atender os segmentos sucroalcooleiro, agrícola, mineração, construção civil, florestal e saneamento.
Entre os principais diferenciais técnicos dos caminhões pipa 100% elétricos, com capacidade volumétrica de 25.000 e 50.000 litros, este último denominado Titan, são:
- Bomba centrífuga com vazão de 1.000 litros por minuto,
- Caminhão com alcance de até 50 metros controlados por joystick,
- Sistema de controle eletrônico desenvolvido para realizar o acionamento eletropneumático dos espargidores,
- Quebra-ondas transversais e longitudinais para maior estabilidade,
- Espargidor traseiro para umectação de solo e controle de poeira, e
- Espargidores traseiro e laterais para umectação, controle de poeira e chamas.
Estratégia com modelo elétrico não está restrita a caminhão pipa
Não é de hoje que a XCMG investe em caminhões elétricos no mercado brasileiro. Em 2023, a fabricante apresentou o E7-49T, o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil, com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 49 toneladas e autonomia de até 150 km por carga. Já em 2024, durante a Fenatran, a empresa ampliou sua linha com o lançamento do E7-18T, um caminhão médio 100% elétrico de 16 toneladas projetado para operações urbanas, como coleta de lixo.
O plano da empresa é usar a fábrica em Pouso Alegre (MG) para a produção local de caminhões elétricos ainda este ano. A estratégia inclui a criação de uma rede de fornecedores locais e a nacionalização gradual de componentes, começando com a montagem de chassis e carrocerias, enquanto as baterias serão inicialmente importadas. Por enquanto, a empresa aproveita o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil para adaptar seus produtos às demandas específicas do mercado latino-americano.