Redação – 05.04.2019 –
A ZF anunciou crescimento de 6% nas suas vendas em 2018, chegando a 36,9 bilhões de euros, contra 36,4 bi do ano anterior. Para o futuro próximo, a empresa aposta em mais pesquisa e desenvolvimento, principalmente em projetos de eletromobilidade e transmissões híbridas (diesel/elétricas).
No setor que ela denomina como “Mobilidade e Transporte como Serviço”, a ZF está criando produtos, como o miniônibus GO People Mover. Ele é movido a eletricidade, e deve contar com recursos para direção autônoma no futuro. Ele deve ser colocado em circulação, formando as primeiras frotas de testes, em Aachen e Friedrichshafen, Alemanha, ainda neste ano.
Há algumas semanas, a ZF também anunciou a participação majoritária na 2getthere, fornecedora holandesa de sistemas elétricos e autônomos de transporte de passageiros. “O investimento foi um passo importante para nós, pois a 2getthere tem mais de trinta anos de experiência no mercado de veículos autônomos de transporte de passageiros, assim como competências únicas em engenharia e software”, acrescentou Scheider. Os veículos conduzidos automaticamente da 2getthere já transportaram mais de 14 milhões de passageiros em várias cidades grandes, portos e aeroportos em todo o mundo – de forma totalmente elétrica, confiável e lucrativa. A duradoura experiência significa que a disponibilidade de sistemas de mobilidade da 2getthere está acima de 99,7%.
Transmissões híbridas
Além de novas soluções de mobilidade, a ZF também está desenvolvendo seu portfólio de produtos já estabelecidos com sucesso, como por exemplo a transmissão automática de 8 velocidades para carros de passeio – principalmente por meio da eletrificação. Esta semana, a empresa assinou um contrato de fornecimento com a BMW AG para sua transmissão automática otimizada de 8 velocidades, incluindo uma variante híbrida. O contrato de longo prazo é o maior para transmissões automáticas na história da empresa, confirmando a importância da tecnologia híbrida para a futura mobilidade individual.
A transmissão elétrica central para carros de passeio da ZF terá sua produção iniciada ainda neste ano. Há também forte demanda para os eixos elétricos tipo portal para ônibus urbanos já consolidados com sucesso no mercado. Prova disso é que a ZF obteve vários novos pedidos de fabricantes de ônibus.
Resultados financeiros da ZF
2018 | 2017 | |
Vendas consolidadas do Grupo ZF | 36,9 bilhões de euros | 36,4 bilhões de euros |
Colaboradores no mundo | 148,969 | 146,148 |
EBIT (ajustado) | 2,1 bilhões de euros | 2,3 bilhões de euros |
Margem EBIT (ajustada) | 5,6% | 6,4% |
Investimentos em P&D | 2,5 bilhões de euros | 2,2 bilhões de euros |
Investimentos em ativos fixos | 1,6 bilhão de euros | 1,4 bilhão de euros |
Índice de endividamento | 28% | 24% |
Fluxo de caixa livre (ajustado) | 891 milhões de euros | 1,8 bilhão de euros |
Vendas da Europa | 17,4 bilhões de euros | 17,4 bilhões de euros |
– destes, na Alemanha | 7,4 bilhões de euros | 7,7 bilhões de euros |
Vendas na América do Norte | 10,3 bilhões de euros | 10,0 bilhões de euros |
Vendas na América do Sul | 1,0 bilhão de euros | 1,1 bilhão de euros |
Vendas na Ásia-Pacífico | 8,0 bilhões de euros | 7,8 bilhões de euros |
– na China | 6,2 bilhões de euros | 5,9 bilhões de euros |
Vendas na África | 233 milhões de euros | 199 milhões de euros |