Inovação da Dynapac viabiliza pavimentação em inclinação extrema

Redação – 25.10.2019 –

A Dynapac viabilizou a pavimentação da pista de Fórmula 1 do circuito Nurburgring, na Alemanha, composta por trechos com inclinações de até 17%. Para isso, lançou mão de uma tecnologia de alimentadora móvel equipada com um acessório que posiciona a esteira transportadora lateralmente a 55 graus, garantindo alimentação contínua à mesa da pavimentadora.

A solução foi criada após os engenheiros constatarem o desafio de abastecer a pavimentadora com asfalto. Nesse nível de inclinação, não era seguro os caminhões basculharem diretamente na mesa da pavimentadora, como é o corriqueiro. E, mesmo que o fizessem com algum tipo de patola, não seria possível assegurar a alimentação contínua da mesa da pavimentadora, algo essencial para que a pista asfaltada não ficasse com marcas. E, se ainda isso fosse superado, existia a preocupação de que a pavimentadora não conseguisse empurrar o caminhão sem marcar o asfalto.

A tecnologia adotada, chamada SwingApp, posicionar uma esteira transportadora a grande inclinação, para que o caminhão pudesse ficar na melhor posição possível no trecho. Assim, uma alimentadora móvel, modelo MF 2500CS, foi posicionada em contato permanente com o caminhão, mantendo a tão desejada alimentação contínua do asfalto.

A obra, orçada em 4 milhões de Euros, foi bem-sucedida e o método utilizado permitiu performance de aplicação de 1,5 mil toneladas de blínder (camada intermediária do capeamento), com 6 cm de espessura. Também executou 900 toneladas de camada de rolagem, com espessura de 4 cm de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).