Fibracem quer reconquistar segmento corporativo

Redação – 19.04.2022 – Direcionando tecnologias e desenvolvimento ao segmento de data centers, indústria inicia ações com foco no mercado corporativo 

A Fibracem, fabricante de tecnologia óptica, está completando neste mês de abril 29 anos de atuação. A comemoração pelas quase três décadas de operação marca o retorno da companhia no segmento corporativo e de data centers nacional. 

Embora a relação com este mercado seja antiga ela continua sendo extremamente importante para a Fibracem. De acordo com o fundador da indústria, Luiz Carlos Bitencourt, este foi o primeiro campo de atividade da empresa, ainda em meados da década de 1990. “Este mercado [corporativo e de data centers] foi o pontapé inicial para a construção da história e da trajetória da Fibracem dentro do setor de telecomunicações”, relembra o fundador. 

No entanto, nos últimos 15 anos, ao se adaptar aos movimentos de mercado, a empresa passou a direcionar o desenvolvimento de estratégias para uma atuação mais próxima dos provedores de internet e os grandes players, o que levou a companhia a alcançar a liderança também junto aos ISPs.  

Estratégias da Fibracem para o mercado corporativo

Agora, a empresa quer se voltar para as redes corporativas. Além de concentrar no desenvolvimento de Projetos POL, que visam atualizar a infraestrutura de rede de uma empresa e substituir o cabeamento metálico existente, por um cabeamento totalmente óptico. Para isso acontecer, é necessário mudar a solução de rede LAN convencional (cabeamento metálico + switches) pela POL – Passive Optical LAN, ou seja, uma rede óptica totalmente passiva. 

Outra novidade apresentada pela empresa em 2022 foi a parceria firmada com a companhia suíça especializada em redes corporativas, a Huber+Suhner. O trabalho conjunto com a multinacional deve propiciar um fortalecimento ainda maior na relação entre este mercado específico com a empresa brasileira. 

Outra estratégia que já vem sendo adotada pela Fibracem e que deve contribuir tanto para melhorias de projetos direcionados aos ISP’s, quanto para essa retomada no mercado corporativo é o de atendimento de negócios personalizados, no estilo Turn Key. Esse modelo permite trabalhar projetos completos estabelecendo parceiras duradouras, de médio para longo prazo, o que por sua vez proporciona mais confiabilidade, garantia de fábrica, capacitação e um suporte ainda mais efetivo.