Novos radares ajudam a reduzir conduta irregular de motoristas

Redação – 25.05.2022 – Informações geradas pelos radares comprovam uma redução média de até 35 vezes no comportamento irregular dos condutores em pontos monitorados 

De acordo com dados da Velsis, fabricante de equipamentos para o controle de tráfego, o uso de radares dotados com software tem reduzido o comportamento irregular de condutores em até 35 vezes. Isso porque os novos equipamentos conseguem emitir informações relevantes, como é o caso dos que controlam velocidade. “Medir é uma forma de gerenciar e possibilitar a tomada de decisões de forma assertiva”, diz Guilherme Araújo, diretor da Velsis. 

Os radares equipados com software conseguem emitir dados referentes à quantidade de pessoas que se deslocam de uma origem a um destino, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, (matriz origem-destino), velocidade média, tempo médio de percurso, entre outros. 

“Existe uma relação óbvia de redução de mortes por acidente de trânsito com o incremento da fiscalização eletrônica. O monitoramento auxilia as administrações de trânsito municipais e estaduais no planejamento, reduzindo os riscos de mortes causadas por acidentes”, afirma Araújo. 

O especialista defende que, ao contrário do que se pensa o senso comum, os radares servem para garantir a segurança da população. “Ao aferir a velocidade, a tecnologia ajuda a evitar acidentes e mortes em vias, rodovias e em locais como no entorno de escolas, hospitais e residências”, afirma Guilherme Araújo. 

Novas tecnologias em radares 

Os radares – com tecnologias que variam entre o laço indutivo, doopler (ultrassom), laço virtual (cálculo sobre imagem) ou laser – são capazes de capturar informações sobre presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo registrar informações estatísticas e as infrações de trânsito. Entre elas, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida. 

A combinação de equipamentos de captura e processamento de imagens das placas de veículos (OCR/LPR) e de um software com inteligência artificial faz com que o sistema seja classificado como não intrusivo, ou seja, reduz o período de manutenção e necessidade de interdição de obras nas pistas para realizar a sua implantação. 

A tecnologia LAP (Leitura Automática de Placas), por exemplo, incorporada aos radares eletrônicos, é capaz de proporcionar a leitura da placa dos veículos e verificar, em questão de segundos, a situação em relação a débitos, indicativos de furtos, ou bloqueios. 

“O equipamento é um auxiliar na fiscalização do trânsito. Além da segurança ocasionada pela redução de velocidade, os radares contribuem para a melhora da gestão das vias, para a gestão do tráfego e convidam o cidadão a cumprir diariamente as normas estabelecidas”, completa Araújo.