ABB prevê crescimento de veículos elétricos no Brasil e não descarta fabricação de carregadores no País

Redação – 09.09.2022 – Chegada de novos modelos de veículos eletrificados e a agenda ESG ajudam a impulsionar expansão de pontos de carregamento, diz empresa

A chegada de novos modelos de veículos eletrificados e a agenda ESG das empresas devem contribuir para dar um novo impulso à expansão de pontos para carregamento de carros elétricos no Brasil. Para a ABB, fornecedora de carregadores para este setor, a eletromobilidade já é realidade no País e possui um mercado em pleno crescimento.

Por aqui, a empresa já comercializou mais de mil carregadores Terra AC e possui mais de 100 carregadores DC de carga rápida e ultrarrápida instaladas em diversas aplicações. A ABB não descarta a fabricação nacional de seus carregadores desde que haja demanda que justifique o investimento. Há, inclusive, um pré-estudo para produção na unidade da ABB no interior paulista.

“As vendas estão crescendo ano a ano, e a chegada de mais opções de marcas e modelos ajudam a impulsionar o setor. As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado”, diz Wilson Morais, diretor de Produtos e Soluções da divisão ELEM da fabricante. “A adoção do modal elétrico para entregas last mile está com uma demanda muito alta com tendências para crescimento ainda maior.”

O executivo acrescenta que também tem ganhado força a adoção de ônibus elétricos e híbridos no transporte urbano de grandes centros. Segundo ele, muitas cidades brasileiras estão transformando seus projetos pilotos em frotas reais com troca gradativa a cada ano.

Além disso, as redes de shoppings centers estão investindo em vagas com carregadores para seus clientes, enquanto distribuidores de combustível estão ampliando a infraestrutura em postos existentes. “Frotistas também já optam pela renovação de veículos a diesel por modelos eletrificados, instalando carregadores em seus centros de distribuição para recarga noturna”, acrescenta.

Avanços tecnológicos

Do ponto de vista tecnológico, entre os avanços recentes na área da infraestrutura de recarga rápida está a possibilidade de carregar mais de um veículo ao mesmo tempo, o que otimiza o uso do ponto para atender mais usuários. O aumento das potências de recarga, assim como a possibilidade de recarga de mais de um veículo ao mesmo tempo, também é uma grande evolução tanto para o carregador quanto para o proprietário do veículo, pois reduz significativamente o tempo de recarga e otimiza o uso do carregador por diversos usuários.

Atualmente, o Sudeste concentra a maior parte de projetos na área, mas isso não significa que as demais regiões não estejam investindo em infraestrutura para carregamento de veículos elétrico. Já há carregadores rápidos da ABB, por exemplo, na Amazônia, em rodovias conectando o Nordeste, desde Bahia até o Rio Grande do Norte, carregadores de frotas no Centro-Oeste e em rodovias e universidades na região Sul.

“Existem, entretanto, diversos desafios para a expansão dessa infraestrutura pelo país. O mais importante deles é o maior envolvimento do governo por meio de criação de políticas públicas e redução da carga tributária que beneficiem a adoção dos veículos eletrificados menos poluentes e os equipamentos de infraestrutura para o seu uso”, conclui.