Startup faz estudos para utilizar tecnologia XGS-PON na conexão de antenas 5G

Redação – 21.10.2022 – Ideia é usar o mesmo conceito de conectividade de FTTH nas antenas, facilitando a implementação do 5G

A Venko Networks, startup que desenvolve e distribui tecnologias de telecom, está conduzindo estudos para o uso do XGS-PON como forma de conectar antenas 5G. A ideia é utilizar o mesmo conceito que operadoras e provedores fazem com o GPON em suas ofertas de FTTH, só que conectando antenas 5G.

Segundo Donaldo Kolln, Chief Product Officer (CPO) da Venko, provas de conceito têm sido realizadas com uma das grandes operadoras móveis do Brasil. “O desafio maior é o sincronismo, que é a capacidade de comunicação entre as antenas e os dispositivos”, destaca ele. A necessidade maior é lidar com a interferência de sinal.

O executivo também comenta que o uso do XGS-PON é uma forma de garantir grandes velocidades de banda até as antenas de 5G, já que a tecnologia transmite até 10 Gbps. Conectando pontos ao XGS-PON, a implantação de antenas seria simplificada, diz ele. “Isso já é utilizado em alguns países fora do Brasil”, comenta.

A OLT XGS-PON plugável que a Venko trouxe para o mercado brasileiro (foto: reprodução/site).

A Venko se especializou em trazer tecnologias desenvolvidas lá fora e adaptá-las para o contexto brasileiro. Um destaque é a OLT XGS-PON plugável desenvolvida pela Tibit e que a startup trouxe para o Brasil. O dispositivo, que se assemelha a um pendrive, consegue se conectar a portas SFP+ de switches e roteadores em uma OLT XGS-PON.

A proposta é interessante para provedores de Internet que trabalham com clientes corporativos, explica Kolln. Segundo ele, a tecnologia XGS-PON ainda não tem demanda no mercado residencial, já que o consumidor comum ainda não precisa de tanta velocidade para os recursos que consome hoje. Mas em setores corporativos, o XGS-PON pode substituir a tecnologia metro ethernet utilizada hoje com a metade do custo.