Raízen usa plataforma de dados para automatizar operações em parques de bioenergia

Redação – 07.02.2023 – PI System já está instalado em 30 parques de bioenergia em operação da empresa, que começam a criar próprias soluções para auutomatizar operação 

A Raízen, produtora de etanol de cana-de-açúcar, vai utilizar a plataforma da Aveva para consolidar os dados de 30 parques de bioenergia para otimizar a operação. Basicamente, a ideia é captar e analisar as informações e utilizá-las no gerenciamento e controle de eventuais danos, parte dos objetivos do programa SER+ (Sistema de Excelência Raízen), movimento que busca integrar seus 40 mil funcionários em uma só cultura de melhoria contínua. 

O sistema, implementado como fonte integradora de todos os dados produzidos pelos ativos de cada departamento da Raízen, está presente em processos como: SAP, análise de produção dos laboratórios, Data Warehouse e Power BI. Atualmente, cinco consultores da Aveva realizam o gerenciamento da plataforma na companhia. 

A empresa ainda mantém cursos de capacitação para qualquer funcionário que deseja utilizar as ferramentas do sistema, como o Datalink e o PI Vision, aplicativo que permite recuperar, monitorar e analisar informações de engenharia de processo de forma mais simplificada. 

De acordo com a Raízen, por ter muitos parques, a empresa precisava de um sistema que padronizasse a operação para trazer mais eficiência. A escolha pelo PI System, que já está presente em todos os parques da Raízen, permitiu a automatização da medição diária do Rendimento Industrial Total (RIT), principal indicador de eficiência dos processos de produção da empresa. 

O indicador contabiliza desde a entrada da cana-de-açúcar até sua transformação em bioenergia, etanol ou açúcar. Antes da implementação do PI System, a medição era  realizada manualmente, um procedimento que exigia deslocamento das equipes e levava cerca de 40 minutos. Posteriormente, as informações colhidas eram adicionadas no SAP, o que exigia outros 25 minutos. Ou seja, o PI System proporcionou uma otimização de 87% no tempo de coleta de dados para o RIT, e de 88% no carregamento das informações no SAP. 

Desenvolvimento próprio 

A solução de medição automática do RIT foi criada pela própria equipe da Raízen em cima do PI System. Segundo a empresa, há um programa de incentivo para utilização do PI System e suas ferramentas, chamado PI Day – Programa Incentivar, premiando os funcionários que conseguirem apresentar soluções inovadoras utilizando a plataforma da Aveva. 

Outra solução desenvolvida pela Raízen, a partir do programa de incentivo do uso do PI System, está contribuindo com uma importante economia de insumos durante a dosagem de antibiótico do processo fermentativo. A planta da companhia em Rafard, localizada em Capivari (SP), por exemplo, tinha desafios na operação de dosagem sequencial do antibiótico necessário para controlar o número de bactérias e, consequentemente, do ácido lático produzido. Essa medição era realizada por um número reduzido de profissionais, que nem sempre estavam imediatamente acessíveis. 

A equipe da planta utilizou os recursos do PI System para criar uma tela dinâmica, calculando a dosagem de antibiótico de cada fermentação em tempo real. Essa solução deu maior autonomia para o time e contribui com a melhor tomada de decisão, bem como possibilitou reduzir o custo de utilização do insumo do Parque de Bioenergia Rafard em 44%.