John Deere investe R$ 180 mi em centro tecnológico no Brasil

Redação – 01.12.2023 – O Centro Brasileiro de Desenvolvimento de Tecnologia com foco em agricultura tropical e deve ser inaugurado em Indaiatuba (SP) no final de 2024

A John Deere anunciou a construção do Centro Brasileiro de Desenvolvimento de Tecnologia, seu primeiro centro de desenvolvimento e testes para a agricultura tropical do mundo, que será localizado em Indaiatuba. A companhia investirá cerca de R$ 180 milhões no projeto, com o objetivo de promover a sinergia entre múltiplos times de P&D dedicados à concepção e à validação de novos produtos e tecnologias dos principais sistemas de produção – grãos, cana e cultivos especiais.

A nova unidade, que estará em uma área de 500 mil m², já iniciou suas obras e tem previsão de entrega até o final de 2024. Cerca de 150 colaboradores das áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento trabalharão no local.

“O centro permitirá que os produtos sejam concebidos e testados em território brasileiro, considerando todas as variáveis: solo, clima, níveis de conectividade etc. Isso contribuirá para que as soluções sejam entregues aos clientes locais mais rapidamente e para que eles possam trabalhar de forma ainda mais produtiva, rentável e sustentável, sendo pequenos, médios ou grandes produtores brasileiros”, ressalta Antonio Carrere, presidente da John Deere Brasil.

Com a criação do novo Centro Brasileiro de Desenvolvimento de Tecnologia, a expectativa da John Deere é reduzir em até 40% o tempo de desenvolvimento de novas soluções, dependendo do tipo de projeto. A John Deere já tem lançado produtos com foco específico no mercado local, como a colhedora de cana de duas linhas CH950, projeto brasileiro pensado para atender às necessidades de produtores de cana-de-açúcar do País, e a colheitadeira de grãos S400, criada em prol das pequenas e médias propriedades.

Outra novidade é que o Centro de Agricultura de Precisão e Inovação (CAPI), criado em 2017 para pesquisa e desenvolvimento do que há de mais moderno em termos de eficiência tecnológica aos agricultores, com foco em hardware e software para agricultura de precisão, será integrado ao novo centro em Indaiatuba.

Histórico no Brasil

Presente no Brasil desde 1979, com a aquisição de parte do capital da Schneider Logemann & Cia (SLC), uma fábrica instalada em Horizontina (RS) responsável pela produção da primeira colheitadeira autopropelida do País, os investimentos e as expansões da John Deere no mercado nacional acompanham a história da agricultura do Brasil.

Entre as inaugurações, destacam-se o Centro de Distribuição de Peças para a América do Sul, o Centro de Treinamentos e o Centro de Agricultura de Precisão e Inovação, em Campinas (SP); além de duas fábricas de Construção e o Escritório Regional para a América Latina, em Indaiatuba (SP). A companhia também promoveu expansões para a nacionalização de produtos nas fábricas em Catalão (GO), Horizontina (RS), Montenegro (RS) e Indaiatuba (SP).

A John Deere Brasil fez ainda as seguintes aquisições: Auteq Telemática, empresa de software e computadores de bordo; PLA, fabricante de pulverizadores; Unimil, especializada em peças e serviços de pós-venda para colhedoras de cana-de-açúcar; e Ciber, integrante do grupo Wirtgen e fornecedora de soluções para pavimentação, adquirida pela John Deere em 2017.

Somados, os negócios no Brasil empregam diretamente mais de 9 mil pessoas e produzem equipamentos e soluções que são exportados a mais de 55 países.