Startup quer criar microfábricas autônomas para construir casas de madeira

Redação – 30.04.2024 – Startup já fechou parceria com ABB para fornecer robôs autônomos; intenção é criar microfábricas que possam fabricar casas de madeiras montáveis

A ABB Robótica fez uma parceria com a startup de tecnologia AUAR, com sede no Reino Unido, para usar microfábricas robóticas na construção de casas de madeira de baixo consumo energético, sustentáveis ​​e acessíveis. A intenção da startup é usar a tecnologia da ABB para diminuir a escassez de pessoal qualificado e entregar mais opções de moradia.

Estas microfábricas construirão casas energeticamente eficientes e acessíveis a partir de chapas de madeira. A AUAR informou que concluiu uma rodada inicial de 2,6 milhões libras esterlinas, liderada pelo fundo de tecnologia Miles Ahead, ao lado da ABB Robotics & Automation Ventures e vários outros investidores. Os recursos devem ser usados para promover a tecnologia de construção de casas.

A ABB acredita que o aumento das capacidades dos robôs, possibilitado pela visão computacional e pela inteligência artificial, os torna uma solução para atender à crescente necessidade de habitação acessível, de alta qualidade. A empresa ainda diz que seus robôs já são utilizados em uma variedade de projetos de construção de montagem modular e impressão 3D em todo o mundo.

Mais eficiência

A abordagem automatizada de microfábricas da AUAR fornece uma solução para muitos dos desafios enfrentados pelas empresas de construção, incluindo problemas na cadeia de abastecimento, entrega de projetos e escassez de qualidade e competências.

Os edifícios convencionais utilizam milhares de componentes diferentes enviados de todo o mundo, tornando quase impossível automatizar a construção. Em contraste, o objetivo da AUAR é trabalhar com um tipo de material e um tipo de máquina para simplificar drasticamente a cadeia de abastecimento.

O processo de produção utiliza chapas de madeira padronizadas. Um robô corta as folhas em componentes e os monta em unidades que são transportadas para o local, permitindo a construção de casas completas e personalizadas em questão de semanas.

Embora muitas das tarefas de montagem sejam automatizadas, a abordagem da AUAR apoia empregos locais, promovendo a utilização de microfábricas próximas dos locais de construção, onde empreiteiros e fornecedores locais podem coordenar a entrega.

A abordagem de microfábrica é flexível o suficiente para atender às demandas de cada mercado, segundo a startup. Cada instalação pode ser dimensionada para refletir as necessidades locais, com a capacidade de aumentar a produção adicionando células robóticas modulares.