Implementação do BIM acelera projetos da Construtora Tenda

Redação – 03.05.2024 – Com adoção da metodologia, empresa consegue ser mais competitiva em cenário de moradias para baixa renda

A Construtora Tenda adotou a metodologia BIM (Building Information Modeling) da Autodesk em seus projetos de moradias para baixa renda para aumentar a produtividade. A empresa enfrentava desafios comuns relacionados à velocidade de desenvolvimento de projetos, confiabilidade e disseminação de informações.

Amanda Bezerra, diretora de Produto e Inovação da Construtora Tenda, destaca o desafio de ser mais eficiente em projetos de moradia social. Como a competição por preço nesse segmento é mais feroz, incomodava o fato de a concorrência já ter iniciado a transformação digital. “As soluções adotadas em projeto precisam ser de baixo custo. Não temos grande margem para trabalhar com preço de venda porque atendemos o segmento de baixa renda. Qualquer erro pode inviabilizar o negócio, então a precisão da informação é essencial”, afirma Amanda.

Dentre os benefícios obtidos com a nova tecnologia, a orçamentação e integração dos processos da operação é um dos principais. Destaque também para a aprovação do projeto legal, já que as automações para informações do quadro de áreas e revisões para atendimento de comunique-se geraram maior assertividade, reduzindo prazo com idas e vindas, como nos licenciamentos.

Benefícios do BIM em todas as áreas da Tenda

Os benefícios do BIM tornam-se evidentes em diversas áreas, especialmente devido à natureza de baixo rendimento dos projetos da Construtora Tenda. “Hoje, além de garantir mais qualidade, nós conseguimos visualizar as soluções de projeto e temos as informações necessárias para tomar decisões de forma rápida e precisa. E isso é ótimo porque temos que viabilizar o projeto com soluções de baixo custo”, ressalta.

Além disso, o time de projetos passou a visualizar as interfaces do terreno em 3D e ter discussões de alto nível para definir a melhor solução. Isso resultou em uma redução significativa de custo de infraestrutura, como a terraplenagem. O BIM também gerou bastante valor no planejamento da logística das obras, retratando a realidade em diversas etapas da construção, analisando momentos críticos da fase de execução.

O uso da ferramenta Dynamo também foi muito importante para automatização do processo de projeto e quantificação das fôrmas de alumínio, reduzindo de forma representativa o prazo desses.